SALA DE IMPRENSA Blog

“O Dia Mundial Sem Tabaco” e a Palavra de Sabedoria

O tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano. Destas mortes, mais de 6 milhões são consequência direta do tabagismo e cerca de 1 milhão devem-se à exposição passiva ao fumo. O consumo de tabaco acaba por matar mais de 1,1 mil milhões de fumadores a nível mundial.

Estes factos levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a chamar a epidemia do tabaco de “uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já alguma vez enfrentou”. Os estados membros da Organização Mundial de Saúde criaram o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987, que é mundialmente comemorado, todos os anos, no dia 31 de maio.

 

Os europeus trouxeram o tabaco das Américas por volta de 1528. Passaram-se mais de 400 anos, até meados do século XX, para que o público percebesse o quão prejudicial este era. Os cientistas sabem agora que existem mais de 4000 substâncias químicas no fumo do tabaco, das quais pelo menos 250 são prejudiciais e mais de 50 são conhecidas por serem cancerígenas.

Contudo, essa pesquisa ainda não tinha sido realizada em 1833, quando Joseph Smith, o primeiro profeta e presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, recebeu uma revelação conhecida como a Palavra de Sabedoria. Esta revelação divulgou que o tabaco e as bebidas alcoólicas são prejudiciais ao organismo. Os membros da Igreja também se abstêm de beber chá e café. Hoje, os líderes da Igreja advertem, veementemente, que o consumo de substâncias ilícitas e o abuso de medicamentos prescritos são física e espiritualmente prejudiciais.

A Palavra de Sabedoria também defende o consumo de frutas, vegetais e cereais. A carne deve ser consumida com moderação. A revelação promete que aqueles que obedecem a este código de saúde receberão saúde e sabedoria. E “correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão”. (Doutrina e Convénios, secção 89) Esta ênfase na saúde pode explicar, em parte, o motivo que leva os membros praticantes da Igreja a terem menor risco de doenças cardiovasculares e a viverem, em média, mais 5 a 10 anos do que a população em geral. 

O Dia Mundial Sem Tabaco luta para convencer governos e indivíduos a deterem as mortes e as doenças causadas pelo consumo do tabaco. Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são um exemplo dos benefícios, bastante reais, que resultam da abstenção do consumo de tabaco e de outras substâncias nocivas. 

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.