Comunicados de Imprensa

Resumo da 182ª Conferência Geral Anual da Igreja

Os líderes da Igreja e outros oficiais presidentes da Igreja abordaram uma variedade de tópicos, todos eles baseados nos ensinamentos e exemplos da vida de Jesus Cristo. O resumo abaixo apresenta o que foi compartilhado em cada sessão. O texto completo em português dos discursos estará disponível nos próximos dias no site da igreja.

Para visualizar a conferência completa e fazer o download dos ficheiros audio e video (em português europeu), clique aqui.


Sessão de Sábado de Manhã, 31 de Março de 2012
Na sessão de abertura, o Presidente Thomas S. Monson agradeceu aos membros da Igreja a sua devoção ao evangelho, a sua ajuda ao próximo e ao serviço que doam nas suas alas e ramos (congregações). Também agradeceu pelas orações que fazem em seu favor. O profeta também falou acerca do avanço da obra e  exortou os membros da Igreja a buscarem aquilo que é "bom e edificante".
O Presidente Henry B. Eyring, o primeiro conselheiro na Primeira Presidência, falou acerca da adversidade e como se deve construir um alicerce em Jesus Cristo, que seja suficientemente sólido para nos ajudar a enfrentar a adversidade que enfrentamos na vida. Ensinou que se tivermos fé em Jesus Cristo, tanto os tempos mais difíceis como os fáceis podem ser uma bênção na nossa vida.
O Presidente Boyd K. Packer ensinou acerca da capacidade que as crianças têm para nos ensinar e influenciar e da responsabilidade que os pais têm na sua educação. Também falou acerca da proteção e respeito do tempo da família e instou os membros a demonstrarem devoção às suas famílias.
 
Sessão de Sábado à Tarde, 31 de Março de 2012
Durante esta sessão, a Igreja fez o anúncio de novas Autoridades Gerais e também desobrigações. Entre os que foram desobrigados na sessão de sábado á tarde, estavam membros do Bispado Presidente, o órgão da Igreja responsável pelos assuntos temporais da Igreja e a presidência geral da Sociedade de Socorro, a organização mundial das mulheres da Igreja. O Elder Steven E. Snow da Presidência dos Setenta foi também desobrigado junto com 37 Setentas de Área.
Foram chamados para o Bispado Presidente, Gary E. Stevenson, Bispo Presidente; Gerald Caussé, Primeiro Conselheiro; Dean M. Davies, Segundo Conselheiro. Foram chamadas para a nova presidência geral da Sociedade de Socorro, Linda K. Burton, presidente; Carol M. Stephens, primeira conselheira; Linda S. Reeves, segunda conselheira.
O Elder Richard J. Maynes do Primeiro Quórum dos Setenta foi chamado para servir na Presidência dos Setenta.
Foram chamados como membros do Primeiro Quórum dos Setenta o Elder Larry Echo Hawk, o Elder Robert C. Gay e o Elder Scott D. Whiting. Foram chamados do Segundo Quórum dos Setenta para o Primeiro Quórum dos Setenta o Elder Craig A. Cardon e o Elder Stanley G. Ellis.
O Bispo Burton e os seus conselheiros serviram juntos por mais de 17 anos. O Bispo Burton e o Bispo Edgley haviam sido chamados três anos antes. Apesar de ter havido Bispos Presidentes que serviram durante mais tempo, nenhum Bispado Presidente serviu junto tanto tempo.  

Sessão de Domingo de Manhã, 1 de Abril de 2012
Após a transmissão do programa “A Música e a Palavra Proferida” do Coro do Tabernáculo Mórmon, o  Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, ensinou acerca dos danos causados nos relacionamentos pela discórdia e do poder e necessidade de perdão. Ensinou que a poderosa mudança de coração que é requerida para esta modificação é precisamente o que a Expiação de Jesus Cristo pode trazer às nossas vidas.
A irmã Julie B. Beck, que foi desobrigada no Sábado como a presidente geral da Sociedade de Socorro falou acerca da visão dos profetas para a Sociedade de Socorro, a qual, disse, pode ser sumarizada em três palavras: fé, família e auxílio. Descreveu como as mulheres da Igreja podem viver para alinhar a sua vida e as suas Sociedades de Socorro com essa visão.
O Presidente Thomas S. Monson concluiu a sessão, descrevendo o ritmo frenético do mundo atual e encorajou a congregação a abrandar e fazer pausas para meditar e determinar o que é verdadeiramente significante e o que é meramente trivial. Apresentou as velhas perguntas de “De onde viemos?”, “Por que estamos aqui”, “Para onde vamos, após a morte?”. O Presidente Monson disse que o poder de pensar, de raciocinar e de alcançar nos acompanham durante a nossa jornada mortal.

Sessão de Domingo à Tarde, 1 de Abril de 2012
A sessão que concluiu a Conferência Geral foi aberta pelo Elder L. Tom Perry, do Quórum dos Doze Apóstolo, que recordou o papel de Jesus Cristo e da sua Expiação para obter a bênção da vida eterna. Também falou acerca do Livro de Mórmon como uma terna misericórdia para nos ensinar a doutrina de Cristo do modo mais correto.
Foi seguido pelo Elder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, que falou da conexão entre a prosperidade e educação e os valores e famílias tradicionais. A questão levantada foi acerca da relação causa e efeito. Será que alguns sectores da sociedade têm valores e famílias mais fortes por terem mais educação e serem mais prósperos – ou são mais educados e prósperos devido aos seus valores e famílias fortes? O Elder O. Vincent Haleck, o Elder Larry Y. Wilson, o Elder David F. Evans e o Elder Paul B. Pieper, dos Setenta, falaram depois sobre diversos princípios do evangelho baseados nas suas próprias experiências de infância e famíliares.
Após as suas palavras, o Elder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, fez o convite para ponderarmos sobre o que Cristo pensa de cada um de nós individualmente. Depois compartilhou exemplos do discipulado em ação, falando do Presidente Thomas S. Monson a abençoar uma menina de 12 anos chamada Jami e como isso a ajudou na sua batalha contra o cancro, há mais de vinte anos atrás.
Nas suas observações ao terminar a conferência, o Presidente Thomas S Monson louvou e agradeceu a todos os que trabalharam e se voluntariaram para a obtenção do resultado e da influência positiva da Conferência Geral. Encorajou os que foram chamados para novas responsabilidades na Igreja e agradeceu aos que terminaram agora o seu serviço. Antes de concluir o seu discurso, falando sobre famílias, ele convidou os membros da Igreja a encherem as suas casas com amor, cortesia e com o Espírito do Senhor, instando as famílias a resolverem as disputas e discórdias imediatamente. Depois de renovar o seu compromisso de servir a Deus e aos Seus filhos, o Presidente Monson encerrou a conferência e despediu-se até Outubro de 2012.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.