Comunicados de Imprensa

O site FamilySearch.org foi completamente redesenhado e tem agora novas funcionalidades de partilha em redes sociais

As tecnologias de informação tornaram o trabalho da história da família cada vez mais acessível. A nova versão do FamilySearch.org, que foi lançada ontem, faz com que as pesquisas da história da família sejam mais interativas e convenientemente colaborativas. Com as novas funcionalidades típicas das redes sociais, inserção de fotografias e histórias, promove-seuma experiência mais pessoal da história da família para cada utilizador.

O FamilySearch, a maior organização do mundo de genealogia, sem fins lucrativos e que é patrocinada por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fez uma mudança completa do website, para permitir que as pessoas trabalhem em conjunto com outras pessoas que estejam online, de modo a juntas construírem a sua árvore familiar, compilem e partilhem fotos de familiares, histórias, gráficos de leque interativos, entro outras funcionalidades.

Para além disso podem ter acesso a apoio online 24 horas por dia – tudo isto de forma gratuita. As melhorias do website visam expandir a influência que o trabalho da história da família pode vir a ter nas pessoas que não se consideram investigadores ou genealogistas. O foco é mesmo atrair os jovens, dado que esta faixa etária está muito à vontade em tudo o que tenha a ver com as redes sociais.

“Muitos de nós estamos tão envolvidos na pesquisa da história da família que não nos apercebemos disso”, afirmou Paul Nauta, diretor de marketing do FamilySearch. “Olho para as redes sociais da atualidade – e observo que são, basicamente, plataformas de histórias da família. As pessoas estão a partilhar aquilo que fazem no dia-a-dia, quais são os seus interesses e os amigos e familiares acabam por se interessar por alguns desses aspetos, partilhando eles mesmos os seus próprios pensamentos e reflexões. Tudo isso tem a ver com a história da família, mas nós não tínhamos algumas dessas ferramentas no antigo FamilySearch.org. Não era fácil ajudar as pessoas a fazerem as conexões entre os seus ancestrais, conforme fossem sendo inspirados e motivados para o fazer.”

Tudo isto mudou, a partir de agora. Algumas das novas funcionalidades do FamilySearch.org estão descritas nos parágrafos seguintes.

Árvore Familiar

A Árvore Familiar permite que as pessoas colaborem para construir, gerir e partilhar a sua história da família online. Os utilizadores irão descobrir informações que foram submetidas por outras pessoas para incluírem na sua linhagem familiar, entre os 900 milhões de nomes que já foram introduzidos online. A Árvore Familiar também inclui a possibilidade de com o rato, os utilizadores poderem arrastar e posicionar os seus familiares ao longo de toda a linhagem familiar, expandindo e aumentado os ramos da referida árvore. Os entusiastas terão acesso a biliões de nomes do FamilySearch.org para os ajudar a encontrar os braços perdidos da árvore genealógica.

Fotografias e Histórias

A opção Fotos e Histórias permite aos utilizadores partilharem fotografias e histórias dos seus antepassados. Com as fotos, as caras podem ser identificadas e depois associadas ao perfil do respetivo ancestral na linhagem familiar. As fotos e histórias podem ser compartilhadas facilmente através do Facebook, Twitter, Google+ e Pinterest.
Cada utilizador pode introduzir até 5 mil fotografias (com o limite de 5mb por foto) e cada história pode ter até 100 páginas.
De acordo com o CEO do FamilySearch.or, Dennis Brimhall, as fotografias e histórias são importantes, porque "nos ensinam princípios testados pelo tempo, por parte daqueles que já viveram nesta terra, tais como o valor do trabalho árduo, lidar com os altos e baixos da vida e o impacto das escolhas feitas."

Gráficos de Leque Interativos

Os gráficos em leque interativos mostram as linhas de ancestrais numa roda colorida, com o utilizador no centro da mesma. Cada camada da roda representa uma geração distinta, podendo a roda ser expandida até seis níveis ou gerações, se essa informação estiver disponível. Os gráficos de leque podem ser usados de variadas formas. Por exemplo, Nauta relembra que alguns pais imprimiram um gráfico de leque para cada um dos seus filhos, ficando o nome de cada um dos filhos no centro do gráfico, para eles se consigam posicionar no contexto de uma grande família, a qual se estende por várias gerações.
Ver-se a si próprio no centro do gráfico em leque, "provoca uma mudança", afirma Nauta. “Vemo-nos como se estivéssemos sobre os ombros dos que já partiram antes de nós" Compreenderemos então que não estamos sós e isso irá trazer-nos um novo significado e perspetiva às nossas vidas."

Tutorial da Árvore Familiar

Esta funcionalidade destina-se aos que são novatos na pesquisa da história da família. O tutorial da Árvore Familiar vai fazendo, aos novos utilizadores, perguntas acerca dos seus ancestrais, vivos ou já falecidos, de modo a ir construindo as relações familiares de um modo simples e dinâmico.

Página de Ajuda Instantânea

O FamilySearch criou uma comunidade virtual online que disponibiliza ajuda gratuita sobre as ferramentas disponíveis e apoio à pesquisa familiar, através do telefone e por chat a qualquer hora do dia e da noite. O website já está disponível em nove outros idiomas, incluindo o Alemão, Chinês, Coreano, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Português e Russo, ainda numa versão não definitiva.
Acerca do FamilySearch

mormon lds family search branch out Infographic

Três milhões de pessoas a cada mês usam os registos, recursos e serviços do FamilySearch, para aprenderem mais sobre a história da sua família. Desde 1894, o FamilySearch e os seus percursores têm vindo a recolher, organizar, tratar e disponibilizar milhões de registos genealógicos por todo o mundo. Os interessados em genealogia e história da família podem aceder aos serviços e recursos do FamilySearch, a partir do endereço www.familysearch.org ou através dos mais de 4600 centros de história da família em 132 países, incluindo a Biblioteca da História da Família em Salt Lake City, Utah.

O compromisso do FamilySearch de ajudar as pessoas a conhecerem e a conectarem-se com os seus ancestrais é suportado pela crença Mórmon de que as famílias são o ponto central das nossas vidas e de que os relacionamentos familiares são para perdurar para além desta vida.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.