Assunto Público

Ajuda aos necessitados: o Fundo Perpétuo de Educação (parte 2)

O programa de autossuficiência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias requer que os seus membros avaliem as suas necessidades materiais e espirituais e estabeleçam metas de autossuficiência.

Em seguida, eles decidem o que precisam fazer (curso profissional, emprego, negócio próprio) e o qual a opção que se melhor adapta às suas circunstâncias e objetivos. Finalmente, eles juntam-se a um grupo de pessoas com os mesmos objectivos e em 90 dias participam num curso para o desenvolvimento de qualidades práticas e hábitos espirituais.

Os Centros de Autossuficiência oferecem cursos gratuitos em três áreas - "Iniciar e Melhorar o Meu Negócio”, "Minha Busca por Emprego" e "Educação para um Emprego Melhor". Os manuais podem ser encontrados em lds.org, juntamente com numerosos vídeos que apoiam cada manual.

Os centros de recursos de autossuficiência incluem acesso à Internet e outros recursos como elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego, conselho e orientação profissional. Os manuais estão disponíveis em mais de 30 idiomas. Os cursos são ministrados num ambientes de conselho e não em salas de aula, e são por isso designados por reuniões de grupo.

As reuniões de grupo são conduzidas por voluntários locais e missionários de serviço religioso que atuam como mentores de cada um dos participantes.
Depois de terminarem os cursos, a igreja pede-lhes que continuem a trabalhar na sua autossuficiência agora servindo e ajudando outros membros.

Um exemplo

O tufão mais mortal registado nas Filipinas aconteceu no dia 8 de novembro de 2013. O tufão Haiyan matou mais de 6.100 pessoas, feriu 28 mil pessoas e fez deslocar 4,1 milhões de pessoas.

No centro de todas as necessidades que precisavam ser resolvidas, os líderes locais da Igreja viram uma oportunidade para implantar os princípios e recursos dos Serviços de Autossuficiência.
"Pensámos: 'Como podemos ensinar autossuficiência a um povo que foi devastado por uma tempestade terrível?'", disse Tony San Gabriel, diretor do departamento da autossuficiência da Igreja para as Filipinas.

 

Além de fornecer alívio imediato, a igreja começou a ajudar os membros a reconstruir e restaurar o que foi destruído e danificado pelo tufão. Começou-se ajudando os cerca de 3.000 membros que perderam casas no desastre.

Trabalhando com o Centro de Autossuficiência local, e com o Fundo Perpétuo de Educação, os membros locais entraram num programa profissional patrocinado pela igreja, treinando-os como carpinteiros. A igreja também os ajudou a obter as ferramentas básicas. Cada estagiário construiu sua própria casa e nove outras casas. Isso deu-lhe a experiência na construção de casas. Em seguida, eles receberam um certificado oficial que os ajudou a qualificarem-se para alguns dos 250.000 trabalhos de construção disponíveis na área.

Entrada nos EUA

Até agora, a igreja estabeleceu o programa apenas em congregações internacionais (fora dos Estados Unidos e Canadá), mas os líderes consideram a autossuficiência um princípio universal. O Presidente Monson chamou a autossuficiência de "um elemento essencial no nosso bem-estar espiritual e temporal".

A igreja define a autossuficiência como "a capacidade, o empenho e o esforço para prover as necessidades espirituais e temporais da vida para si e para a família".

Líderes da Igreja estão atualmente acompanhando programas piloto nos Estados Unidos e Canadá, e todos os materiais de autossuficiência estão disponíveis em lds.org e no aplicativo LDS Gospel Library.

Um caso de sucesso em Portugal 

Rene recebeu um empréstimo do programa do Fundo Perpétuo de Educação em 2011, quando vivia na Venezuela. Mais tarde veio para Portugal com o seu marido e uma filha, na busca por melhores oportunidades de vida e trabalho.  
Quando descobriu que o programa estava disponível em Portugal, ficou com o coração cheio de alegria e esperança. Na Venezuela não tinha conseguido concluir os estudos, e agora em Portugal tinha a oportunidade de fazê-lo com a ajuda da iniciativa de Autossuficiência da Igreja. 

Preencheu a aplicação para o empréstimo do Fundo, depois de ter cumprido todos os requisitos e recebeu a aprovação para o empréstimo para formar-se num curso profissional de esteticista. É atualmente uma professora voluntária de um grupo de autossuficiência. 

Informação adicional:

Fundo Perpétuo de Educação em Portugal: pefEurope@ldschurch.org  

Serviços de Autossuficiência disponíveis em Portugal: lisboaportugalsrs@ldsmail.net

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.