Comunicados de Imprensa

Voluntários mórmons constroem rampa de acesso ao Centro de Deficientes de Santo Estêvão, em Viseu

No passado dia 29 de Setembro de 2012, cerca de 40 voluntários de duas congregações de Viseu de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, reuniram-se bem cedo no Centro de Deficientes de Santo Estêvão, com o objectivo principal de construir uma rampa para circulação de cadeiras de rodas, que permitisse melhorar o acesso dos utentes ao jardim e mata que circundam as suas instalações.

O Centro de Deficientes de Santo Estêvão faz parte da União das Misericórdias Portuguesas e recebe pessoas com deficiência física e mental, contando actualmente com cerca de 60 utentes, parte dos quais com possibilidade de se deslocarem em cadeiras de rodas.

Em 2011, um grupo menor de voluntários esteve também presente nesta instituição tendo procedido a trabalhos de limpeza em parte da mata e jardins que se encontravam abandonados à data. Nessa altura verificou-se que seria útil fácil o acesso, com a construção de uma rampa, algo que seria feito assim que possível.

Este ano, o programa Mórmons - Mãos que Ajudam, iniciativa de serviço voluntário à escala mundial da Igreja, voltou a contatar os responsáveis do Centro manifestando a intenção de levar a cabo a construção da rampa, bem como outros trabalhos que fossem considerados úteis, disponibilizando para o efeito mais de 100 voluntários, uma vez que se pretendia envolver membros de outras congregações da estaca (equivalente a diocese) de Coimbra.

Foi marcada a data e definida a totalidade da intervenção a efectuar:

  • Construção da rampa de acesso ao jardim
  • Limpeza geral da área envolvente (vegetação e lixos diversos)
  • Pintura de 3 salões

As condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir na data acordada, impediram a participação de voluntários que se iriam deslocar de diversas congregações da Igreja no centro do país. Mas os voluntários da cidade de Viseu puserem mãos à obra e puderem contar com a ajuda de especialistas na área da construção civil, sem os quais as obras não poderiam ser realizadas.

Uma rampa foi construída em tempo recorde, dois salões foram pintados e parte da mata e jardim foram limpos, permitindo agora que o contacto com a natureza possa estar ao alcance de mais utentes do Centro.

Sem a disponibilidade dos voluntários do programa Mãos que Ajudam, este trabalho não teria sido realizado. Mas sem o apoio sempre presente da Dra. Manuela Martins, Diretora Técnica do Centro de Deficientes de Santo Estêvão, reconhecemos que também não seria possível.

A Dra. Manuela Martins, Diretora Técnica do Centro de Deficientes de Santo Estêvão, afirmou, “É o segundo ano consecutivo que o grupo Mórmons - Mãos que Ajudam brinda o Centro de Santo Estêvão com o seu esforço, carinho, dedicação e entusiasmo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de um grupo de cidadãos tão esquecido da sociedade em que vivemos. Jovens, menos jovens e até crianças, vieram dar uma “mãozinha” e passaram connosco um dia maravilhoso. Para mim foi inesquecível. Um verdadeiro e grande exemplo de voluntariado, bem hajam.”

Foi mais um dia memorável para todos os que tiveram oportunidade de o viver intensamente. Anabela Jordão Ferreira, coordenadora do programa “Mórmons - Mãos que Ajudam”, no centro do país, concluiu: “ser voluntário no programa Mãos que Ajudam significa disponibilizar um dos recursos mais escassos na sociedade actual – o tempo, em favor daqueles que necessitam de ajuda”.

No fim do dia, o cansaço, a roupa suja, os arranhões nos braços e algumas bolhas nas mãos, são sinais de realização e trazem felicidade e sensação de dever cumprido a todos os que colaboraram.
 

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.