Comunicados de Imprensa

Uso do termo "Mórmon"

A forma mais comum de as pessoas identificarem os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é usando o termo “Mórmons." O que a Igreja sente acerca desse termo e se ele é adequado para classificar os membros ou aspectos da Igreja, é um tópico de conversa frequente.

Por exemplo, em Abril de 2010, um artigo na primeira página do jornal “The Salt Lake Tribune” abordava este assunto. As pessoas começaram a referir-se aos Santos dos Últimos Dias como os “Mórmons” no século 19, pouco depois da Igreja ter sido estabelecida. A palavra vem do Livro de Mórmon, um livro sagrado de escrituras usado pelos mórmons, em conjunto com a Bíblia. Esta alcunha “pegou”, passando a ser usada pelos membros da Igreja desde essa época como uma forma abreviada de “Santos dos Últimos Dias”.

No entanto, esse termo não substitui o nome correcto da Igreja. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi o nome nas escrituras em 1838. O uso das expressões “Igreja Mórmon” ou “Igreja SUD” deixa de lado a parte mais central da Igreja: Jesus Cristo. Consequentemente, a Igreja não se refere a si própria com a “Igreja Mórmon” e desencoraja o uso de tal expressão. A Igreja reforçou esta posição em Fevereiro de 2001, quando publicamente solicitou que os meios de comunicação e o público usassem o nome correcto da Igreja.

Em suma: é aceitável o uso do termo “Mórmons” quando nos referimos aos membros da Igreja, mas "pedimos que não se use o termo ‘Igreja Mórmon’ como um substituto para ‘A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’.

A internet trouxe uma outra dimensão a esta questão. Dado que as pessoas que procuram informações sobre a Igreja escrevem na maioria das vezes a palavra "Mórmon" nos seus motores de busca, a Igreja teve que se adaptar a esta realidade. Consequentemente, muitos dos artigos e títulos no Newsroom usam regularmente os termos “Mórmon” ou “Mórmons”, para que as declarações, posições, directrizes e notícias da Igreja possam ser encontradas pelas pessoas que as procuram na Internet. A Igreja usou de modo frequente e proeminente esses termos durante a última década. Em Outubro de 2001 – no mesmo ano em que a Igreja enfatizou de novo o seu nome oficial – também lançou um novo website, mórmon.org, para ajudar as pessoas que estão interessadas em aprender mais sobre o mormonismo.

De um modo geral, estamos satisfeitos pelo facto de que os meios de comunicação estejam a usar o nome completo da Igreja com maior frequência em relação ao passado e pelo uso correcto da palavra “Mórmon”, por parte daqueles que escrevem artigos ou notícias.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.