Informações sobre o País

Ucrânia

Em Junho de 1991, o Presidente Howard L. Biddulph da Missão Áustria Viena Este da Igreja visitou a cidade de Kiev com a sua esposa Colleen. Durante esse mês, a primeira congregação oficial da Ucrânia, com 40 membros, foi organizada. Nessa altura, dez missionários serviam no país sob a direcção da Missão Finlândia Helsínquia. Em Setembro de 1991, os Elderes Boyd K. Packer e Dallin H. Oaks do Quórum dos Doze Apóstolos (o órgão de governo mais alto da Igreja) visitam os membros da Ucrânia. Cinco meses depois, a sede da missão para o país é estabelecida em Kiev, com o Presidente Biddulph a presidi-la. Os 35 missionários da missão servem num país de quase 52 milhões de pessoas. Em Julho de 1993, uma nova missão foi organizada na Ucrânia, desta vez sediada em Donetsk.

Assistência humanitária aos membros em Kiev é oferecida pelos membros da Igreja na Alemanha e nos Estados Unidos, que enviam milhares de euros de alimentos e roupa para membros e não-membros nos anos 1991 a 1993. Em 1995, a Igreja envia seis toneladas de bens médicos para ajudar o Instituto de Cirurgia Cardiovascular de Kiev. Muitas das congregações têm as reuniões de domingo em salas alugadas e os baptismos são realizados em piscinas cobertas ou então no rio Dniepr. Diversos membros organizam-se em viagens de grupo para irem de comboio até ao templo mais próximo, localizado em Freiberg, na Alemanha, local onde se realizam cerimónias especiais centradas na família.

Em Setembro de 2001 dá-se a dedicação das duas primeiras capelas construídas pela Igreja na Missão Ucrânia Kiev. Estas capelas foram reconstruídas a partir de edifícios já existentes. Em Julho de 1998, veio o anúncio histórico de que a Igreja iria construir na Ucrânia o primeiro templo da Europa de Leste.

Contacto para Jornalistas:

Elena Nechiporova
Moscovo,
Rússia
Telefone:  +7 495 363 2573

 

 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.