Informações sobre o País

Turquia

Os primeiros líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pregaram na Turquia em 1850, reconhecendo a Éfeso dos dias actuais como a sede da congregaçãoc cristã à qual pertencera, nos dias antigos, Paulo, Timóteo e João.

 

Em Maio de 1854, membros Santos dos Últimos Dias  organizaram uma congregação na Turquia. Consistia num grupo de soldados britânicos SUD que, em conjunto com outras forças aliadas da Turquia e França, lutaram contra a Rússia na guerra de Criméia.

Em 1884, a Igreja organizou a Missão da Turquia e enviou Jacob Spori, nascido nos Alpes suiços, para pregar na Turquia.  Três meses após a sua chegada a Istambul e depois de ter auto aprendido o idioma turco, Spori começou a pregar. Enquanto lá estava, também ensinou inglês, francês e alemão. Mischa Markow, um húngaro a viver em Istambul, filiou--se à Igreja em 1887. Depois do seu batismo, retornou à Hungria para pregar o evangelho.

 

Em Setembro de 1889, o primeiro converso árabe foi baptizado em Aintab. Durante muitos anos o crescimento da Igreja foi lento mas os esforços efectuados nas últimas décadas provocaram a criação de diversas novas congregações.

 

A primeira destas congregações foi organizada em Ankara, no mês de Outubro de 1979.  Em 1991, a Igreja enviou cerca de 13 mil cobertores, e 40 toneladas de roupas, junto com fundos para suprimentos médicos para ajudar os refugiados curdos na Turquia.

 

 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.