Informações sobre o País

Suriname

A família de Jay e Shirley Bills viviam no Suriname de 1969 a 1972, realizando as reuniões da Igreja em sua própria casa. A sua filha Lisa Bills foi baptizada com 8 anos de idade em 1967, num rio nos arredores de Paramaribo, o primeiro baptismo conhecido no país.

O antigo Presidente da Missão de Amsterdão, John Limburg e a sua esposa foram chamados para começar a obra missionária no Suriname. A família chega a Paramaribo em Outubro de 1988. No início de 1989, aproximadamente 16 pessoas estavam a assistir à igreja. No domingo de Páscoa, 26 de Março de 1989, Augusto Marengo e duas irmãs Eleni e Maudi Treonosimitobe, tornam-se os primeiros baptismos de conversos.

Um mês mais tarde, Iwan Nathaniel e Philly Denswel são baptizados. A família alargada dos Denswel vivia em Lelydorp, o que permitiu que o casal Limburg começasse a realizar aí as reuniões da Igreja em 1989. O número de membros aumenta em Paramaribo e em Novembro de 1989, um ramo (pequena congregação) é formalmente organizado. Por volta da 1990, a frequência à Igreja atingia a média de 100 pessoas.

O Elder M Russell Ballard do Quórum dos Doze (o segundo órgão de governo mais alto da Igreja), visita o país em Fevereiro em 1990. Quatro homens viram no jornal o anúncio da vinda do Elder Ballard ao Suriname e decidem assistir à reunião. Todos eles se filiam à Igreja, incluindo Stanley Cooman, que se tornou o primeiro Presidente do ramo natural do Suriname. Em 1990, Don e Lorna Riper recebem dos missionários na Holanda cópias de gravações de transmissões da Igreja acerca dos princípios do evangelho e conseguem que elas sejam transmitidas numa das estações de rádio locais de língua holandesa. Irena Manakavera escuta uma dessas transmissões e mais tarde baptiza-se. Ela teve muita influência ao trazer 28 pessoas para a Igreja, incluindo alguns integrantes de uma tribo local de índios Carib.

Em 2001, havia 495 membros no Suriname. A capela de Paramaribo foi dedicada em Julho de 2001 e devido ao crescimento do número de membros, o ramo de Paramaribo divide-se em Setembro de 2002, para formar o novo ramo de Wanica.

Contacto para Jornalistas:

Taylor Godoy
Lima
Peru
Telefone:  + 51 1 317 7015
Telemóvel:  + 51 1 9751 4714
E-mail

 

 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.