Comunicados de Imprensa

Sismo no Japão - as últimas informações sobre a Igreja e os membros

Com o avanço do tsunami provocado pelo maior terramoto de que há memória no Japão, por todas as nações e ilhas do arco do Oceano Pacífico, os líderes do Sacerdócio empreenderam todos os esforços para proteger os membros e missionários da Igreja. O Centro de Avisos de Tsunami do Pacífico informou que retirou os avisos de risco de tsunami para todas as áreas, com excepção do Japão e Rússia. O Elder Gary E. Stevenson dos Setenta e presidente da Área Ásia Norte, afirmou que a Missão da Micronésia Guam foi a primeira a ser afectada pelo aviso de tsunami iminente. Num e-mail escrito para a redacção do Church News, informou que o presidente relatou que os membros em conjunto com os missionários fizeram com que todos se deslocassem de imediato para zonas mais elevadas das ilhas da Micronésia Kosrae, Chuuk, Yap e Pohnpei até que o aviso de tsunami fosse retirado. O Elder Stevenson disse que os membros e missionários foram também alertados em Guam e Saipan. Informou que não existem edifícios da Igreja ou apartamentos onde residem os missionários que se encontrem nas áreas de "alto risco". O nível mais alto de alerta estava localizado na zona norte do Japão. Os presidentes de missão nessa zona relataram que conseguiram avisar todos os missionários da ameaça iminente nas zonas costeiras das missões de Sendai e Sapporo.


Casas afectadas pelo sismo e incêndios subsequentes, numa zona próxima do aeroporto de Sendai.

Algumas reuniões de domingo foram já canceladas nas zonas de costa mais afectadas. O Elder Stevenson disse que os lideres locais das estacas conseguiram comunicar com todas as suas congregações, informando-os da situação e acções a tomar. Afirmou que "as infra-estruturas de comunicações são muito sofisticadas no Japão e as pessoas estão habituadas a lidar com este tipo de situações e que os membros da Igreja são dos que estão mais alerta no que respeita a avisos da protecção civil e das autoridades locais e nacionais." Os últimos dados recolhidos pela Igreja:
  • Centenas de mortos foram já confirmados no que é considerado 5º maior sismo da história, desde 1900.
  • Réplicas fortes do sismo continuam a fazer-se sentir, provocando mais estragos nas centenas de edifícios e casas e fazendo com 4 milhões de pessoas continuem sem fornecimento de energia eléctrica.
  • Todos os missionários estão a salvo - os que serviam nas zonas costeiras foram retirados a tempo. A excepção é a zona de Sendai - devido ao facto de não haver comunicações e os sistemas de transportes estarem inoperacionais.
  • Todos os membros e esposas da Presidência da Área Ásia Norte estão bem.
  • O templo de Tóquio, Japão, apresenta danos de pouca importância.
  • O alojamento do templo de Tóquio está a servir de abrigo para os membros da Igreja que não puderam voltar a suas casas.
  • Os líderes locais da Igreja estão a fazer todos os esforços para contactar todos os membros das respectivas congregações.
  • Todos os empregados da Igreja nos diversos centros administrativos de toda a área afectada estão bem.
  • Todos os missionários noutros países e ilhas do Pacíficio estão a salvo.
  • A equipa de reposta a calamidades da Igreja na sede em Salt Lake City, Utah está em constante monitorização e contacto com as estruturas da Igreja através dos meios apropriados e da internet.
A Igreja continua a acompanhar o evoluir da situação nas zonas afectadas de modo a garantir a segurança dos membros da Igreja e das populações.
Notícia publicada às 22:23 de 11 de Março de 2011 (WET).

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.