Informações sobre o País

Samoa

Em Maio de 1843, 13 anos após a Igreja ter sido organizada nos Estados Unidos, quatros homens são enviados como missionários para as ilhas do Pacífico.

Em 1863, dois missionários do Havaí são enviados para Samoa para estabelecer aí a Igreja. Kimo Pelia e Samuela Manoa trabalham fielmente por mais de vite anos, isolados da força e suporte da Igreja nos Estados Unidos.

Pelia e Samuela baptizam algumas pessoas em Tutuila, que agora é a Samoa Americana. Mais tarde, depois do Elder Joseph H. Dean e a sua esposa, Florence Ridges Dean chegarem, a missão é formalmente organizada a 17 de Junho de 1888. Em 1891, a missão de Samoa, com sede próximo de Apia, estava a desenvolver-se sustentadamente.

A partir de 1896, mais pessoas começam a filiar-se à Igreja. Os missionários ajudam na educação dos jovens em pequenas escolas nas capelas. Quando os membros locais preenchem as posições de liderança, foram designados para ramos (pequenas congregações) mais distantes, um padrão único seguido em Samoa. Os membros locais rapidamente começam eles próprios a servir missões e contribuem grandemente para o crescimento da Igreja.

Antes da viragem do século, haviam sido organizados onze ramos na ilha. Em 1903, é traduzido O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo. No final da década de 1920, o número de membros era de 3,500, cerca de 5% da população total.

Os missionários são retirados do país em 1940 antes da 2ª guerra mundial por causa das difíceis condições. Esta é uma boa oportunidade para os membros locais assumirem mais responsabilidades de liderança. Depois da guerra, o progresso intensifica-se consideravelmente. Em 1950, o número de membros havia ultrapassado os 7 mil e em 1961 já era de 16 mil. Em 1974, o país tinha seis estacas (dioceses) e torna-se o primeiro país no mundo a ser inteiramente coberto por estacas da Igreja.

A 19 de Outubro 1977 foi anunciado que um templo viria a ser construído em Apia, na Samoa Ocidental. O templo é dedicado a 5 de Agosto de 1983. Nessa altura, o número de membros chegava aos 40 mil. Seis novas estacas foram criadas em Samoa entre 1994-96. Actualmente, o número de membros anda à volta dos 55 mil e mais de um em quatro Samoanos é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O templo em Apia foi destruído por um incêndio em Julho de 2003. A Primeira Presidência da Igreja anunciou alguns dias mais tarde que o templo seria reconstruído fazendo-se uso dos modelos em vigor nessa altura.

Contacto para Jornalistas

Richard Hunter
Sydney
Austrália
Telefone:  + 64 9 488 5572
 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.