Tópico

Sacerdócio Leigo

O líder da congregação local dos santos dos últimos dias é o bispo (ou o presidente do ramo, para congregações menores). O bispo possui o sacerdócio e é ordenado ao ofício de bispo por um líder sênior da Igreja. Ele trabalha para prover seu próprio sustento e não recebe pagamento algum por seu serviço na Igreja. Apesar de não haver um período estipulado de serviço, é comum o bispo servir sua congregação por aproximadamente cinco anos, após o que retorna ao corpo da congregação ou recebe outra responsabilidade fora dela.

Outros portadores do sacerdócio apoiam o bispo em suas obrigações, inclusive dois conselheiros ou consultores. Além disso, o bispo recebe ajuda do conselho da ala que é formado por homens e mulheres que possuem grandes e distintas responsabilidades de cuidar dos membros do rebanho, jovens e idosos.

Certas obrigações na congregação requerem um portador do sacerdócio para realizá-las, como a bênção dos emblemas sacramentais do corpo (pão) e sangue (água) de Cristo, a administração formal da bênção aos enfermos ou o batismo de uma pessoa para fazer parte da Igreja. Somente membros dignos do sexo masculino portam o sacerdócio.

As responsabilidades tais como pregar à congregação ou fazer orações formais em reuniões em benefício da congregação não requerem o sacerdócio e são realizadas tanto por homens como por mulheres.

A ausência de um ministério pago em âmbito congregacional pode ser uma das razões da tradição de voluntariado tão firmemente estabelecida nas comunidades dos santos dos últimos dias. Espera-se que todos ajudem, e não há uma hierarquia permanente dos líderes locais. A pessoa que serve como bispo hoje pode estar assistindo a uma aula na semana seguinte, sendo ensinado por alguém que foi antes seu conselheiro. 

Tampouco há o senso de hierarquia nos graus do sacerdócio. Quase todos os homens que são ativos na Igreja portam o ofício de élder ou sumo sacerdote. Esses homens se reúnem em grupos chamados de quóruns para receber aulas semanais e são organizados para juntos atenderem a certas necessidades, como cuidar dos pobres ou ajudar famílias que tenham só o pai ou a mãe em casa.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.