Informações sobre o País

Rússia

Em 1843, somente 13 anos após a organização da Igreja, o Presidente da Igreja Joseph Smith designa dois homens para irem pregar o evangelho na Rússia. Este chamado acaba por ser cancelado devido ao martírio de Joseph Smith, no ano 1844. Em 1895, um membro da Igreja natural da Suécia é enviado para São Petersburgo, onde baptiza Johan M. Lindelhof e a sua família. A família Lindelhof vai recebendo visitas esporádicas dos líderes da Igreja a partir de 1900. Em 1959, o Elder Ezra Taft Benson do Quórum dos Doze Apóstolos, servindo em simultâneo como Secretário de Estado da Agricultura dos Estados Unidos, visita a Igreja Central Baptista em Moscovo e prega a uma congregação atenta.

Em Setembro de 1989, os líderes da Igreja autorizam um funcionário da embaixada dos Estados Unidos na Rússia a começar a organizar reuniões da Igreja no seu apartamento. Quatro meses mais tarde, a Janeiro de 1990, chegam os primeiros missionários a Leninegrado (São Petersburgo). O primeiro converso que baptizam torna-se também no primeiro missionário de tempo integral da Rússia, servindo na Missão Utah Ogden.

Em Fevereiro de 1990, uma congregação é estabelecida em Vyborg. No verão de 1990, a congregação de Leninegrado, criada em Dezembro de 1989, já tem 100 membros, enquanto que a de Vyborg tem 25 membros. Em Setembro desse ano, a congregação de São Petersburgo é reconhecida pelo governo e em Outubro é publicada a lei de liberdade religiosa. Com o número de membros a chegar aos 750 em Fevereiro de 1992, duas outras missões na Rússia são organizadas.

Em Junho de 1991, o renomado Coro do Tabernáculo Mórmon recebe uma atenção por parte da opinião pública “para lá do imaginável” ao realizar uma actuação no Teatro Bolshoi de Moscovo e em São Petersburgo. O coro grava alguns dos números musicais para transmissões posteriores que atingem uma audiência estimada em 339 milhões de pessoas. Em Maio de 1991, a Igreja é oficialmente reconhecida na Rússia.

Contacto para Jornalistas:

Moscovo,
Rússia
Telefone:  + 7 495 363 2573

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.