Informações sobre o País

República Checa

Em 1884, um missionário da Igreja chamado Thomas Biesinger viaja desde Viena até Praga para pregar o evangelho na Boémia. É preso por estar a pregar e depois de 68 dias enclausurado acaba por ser expulso do país, por ordem de um tribunal. Antes de sair, baptiza e confirma Anthon Just, que tinha testemunhado contra ele no julgamento.

O Elder Biesinger volta à Checoslováquia em 1928, com 84 anos. Dessa vez, consegue ser bem-sucedido no reconhecimento legal para que a Igreja pudesse funcionar. A Missão da Checoslováquia é organizada a 24 de Julho de 1929, com sete membros a viver no país. A Igreja é publicitada através da rádio e por meio de uma feira cultural que ocorre em 1931, na qual os missionários entregam mais de 150 mil panfletos. O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo, um livro de escrituras a par da Bíblia, é traduzido e publicado. Um jovem converso, Josef Rubicek, mantem a Igreja a funcionar, depois dos missionários abandonarem o país em virtude de 2ª Guerra Mundial. Ele faz com que 28 pessoas se filiem à Igreja e publica um boletim missionário. A obra missionária é retomada em 1946, para ser de novo interrompida em 1950.

Em Maio de 1989, membros checos sob a direcção de Jiri Snederfler apresentam um pedido legal para o reconhecimento da Igreja por parte do governo. Essa permissão é dada em Fevereiro de 1990. A Missão Checoslováquia Praga é reorganizada em Julho de 1990. Nessa altura, havia mais de 200 membros. O Coro do Tabernáculo Mórmon faz uma apresentação em 1991. Em 1993, a televisão Checa visita Salt Lake City e transmite um programa sobre a Igreja para todo o país. O grupo Folk Dancers da Universidade de Brigham Young (patrocinada pela Igreja) realiza um espectáculo em Ladao, no mês de Agosto de 1997, tendo a sua actuação sido gravada para ser emitida mais tarde.

Durante as inundações na Morávia, em 1997, mais de 120 missionários e muitos membros da Igreja doam os seus esforços para ajudar as pessoas a recuperarem-se dessa calamidade. A igreja também fornece grandes quantidades de alimentos, roupas, água potável e suprimentos médicos para a ajudar no esforço de auxílio.

Contactos para Jornalistas:

Missão Praga República Checa
Telefone:  +00 420 22 4322215

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.