Informações sobre o País

Quiribati

Composta por mais de 36 ilhas na Micronésia no meio do Pacífico onde se encontram a linha do equador e a linha da mudança de data, Kiribati é uma república que se tornou independente em 1979. A população nesta ilhas fala Gilbertês e Inglês. Cerca de metade da população é protestante e a outra metade é católica romana.

A Igreja começou em Kiribati quando Waitea Abiuta, um professor e director de uma escola, pediu aos alunos que pudessem frequentar a Escola Secundária Liahona em Tonga. O Presidente da missão Fiji, Eb L. Davis, visitou Kiribati em Setembro de 1972 e admite doze alunos para a escola da Igreja. Os estudantes foram convertidos na escola e começam a servir como missionários em Kiribati a 19 de Outubro de 1975.

Entre os que se filiam à Igreja estava Waitea Abiuta e outras pessoas da escolar a par de alguns alunos. No entanto, quando a Igreja começou a sentir oposição, o número de matrículas decai. Em Agosto  de 1976, Grant e Pat Howlett, pedagogos da Igreja na escola Liahona, foram chamados para ensinar na escola de Kiribati. Através da sua dedicação, o número de matrículas aumenta e as relações com o governo melhoram. Mais tarde, a Igreja viria a comprar a escola, mudando-lhe o nome para Escola Comunitária Moróni e outros professores chegam, vindos de Tonga, devido ao aumento do número de alunos.

Em 1982, um novo edifício da Igreja é completado e Ruren Ratieta, Presidente do ramo (pequena congregação) Gilbertese, realiza aí as reuniões da Igreja. Entre as 250 pessoas que assistem à dedicação do edifício estava o Presidente da República do Kiribati, Ieremia T. Tabai. Afirma que o governo temia ao princípio que a Igreja viesse a dividir as pessoas, mas quando se apercebe da contribuição social que a Igreja realiza, fica muito satisfeito por poder cooperar com a Igreja. A partir dessa altura, a obra missionária expande-se para as ilhas mais distantes de Kiribati.

No outono de 1993, um grupo de novos jogadores de basquetebol da escola secundária Móroni, ganha o campeonato de Kiribati da sua divisão. Também derrotam a equipa campeã da faixa etária 20 - 30 anos. Em 1994, Teatao Teanaki, Presidente da República, foi o orador principal da cerimónia de graduação da escola.

A 11 de Agosto de 1996, o Elder L. Tom Perry cria a estaca (diocese) Tarawa Kiribati Stake (diocese), a primeira estaca do país.

 

Contacto para Jornalistas

Richard Hunter
Sydney
Austrália
Telefone:  + 64 9 488 5572
 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.