Presidente da Igreja Dedica o Templo de Concepción Chile

Profeta termina digressão de ministério na América do Sul

Notícia

Numa manhã de nuvens baixas e ocasionais raios de sol, o Presidente Russell M. Nelson de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dedicou o Templo de Concepción Chile no domingo, 28 de outubro de 2018.

 

O Presidente Nelson; Élder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze Apóstolos; o bispo presidente Gérald Caussé; Élder Larry Y. Wilson, diretor executivo do Departamento de Templos; e outros líderes da Igreja participaram da cerimônia exterior da pedra angular e na sessão matinal da oração dedicatória dentro do templo para concluir a primeira de três sessões dedicatórias do templo, localizada no centro-sul do Chile.

“A sessão de dedicação foi extraordinária”, disse Nakad Saade, um membro da Igreja. “Uma experiência espiritual que nos eleva e que nos convida a servir ainda mais na Casa do Senhor ”.

Ao falar do propósito dos templos, o Bispo Presidente Gérald Caussé disse: “Quando passamos pelo templo e recebemos as ordenanças, preparamo-nos para o objetivo de nossas vidas, que é [voltar] para nosso Pai Celestial.”

Jared e Camila Esparza casaram-se no Templo de Santiago do Chile há nove meses. "Eu sempre sonhei em ter uma família eterna e desde o momento em que fui selada ao meu marido, eu sabia que poderia alcançá-la", explicou Camila.

Bastian Gervic estava entre os muitos jovens que assistiram ao devocional de sábado à noite e na dedicação do templo na manhã de domingo. “Para dizer a verdade, é difícil expressar como foi ver o profeta ontem à noite. Eu senti que ele estava a falar comigo. Eu sou muito grato pela oportunidade de estar aqui. ”

Também participando dos dois eventos, Sara Concha disse: “Foi uma experiência magnífica; inexplicável e cheia de alegria. Podemos sentir o puro amor de Cristo ”.

O Presidente Nelson e a sua esposa, Wendy, e o Élder Stevenson e sua esposa, Lesa, saíram de Salt Lake City a 19 de outubro para uma viagem de nove dias a cinco países na América do Sul. A paragem em Concepción, no Chile, e a dedicação do templo foi o ponto alto da sua viagem. O Presidente Nelson ministrou e ofereceu conselhos proféticos em inglês e espanhol a dezenas de milhares de santos dos últimos dias no Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile.

Almoço para convidados

No sábado, o Presidente Nelson teve um almoço no terreno do templo com líderes do governo e altos dignitários. Entre os que estavam sentados à mesa com o Presidente e a irmã Nelson estavam Jorge Ulloa A., um governador regional do sul do Chile; Jaqueline Van Rysselberghe, senadora e presidente nacional do partido Unión Demócrata Independiente; e Fransico Javier Irarrázabal, diretor da Fundação COANIQUEM, cuja prima foi estudante de medicina quando o Presidente Nelson lecionava medicina em Santiago.

"Agradecemos à Igreja de Jesus Cristo por este [templo]", disse Ulloa A. "A cidade ganha com esta construção; o bairro melhora a sua imagem. E também do ponto de vista do crescimento na Igreja, vai-se assistir-se a um crescimento pois a sociedade vai olhar para esta Igreja de uma maneira diferente".

Rysselberghe falou das muitas boas experiências que teve com os santos dos últimos dias no Chile.

“Conheci membros da Igreja de diferentes partes da cidade, e havia uma coisa comum em todos eles: todos eles têm um grande espírito de serviço”, disse ela. “Quando tivemos emergências - e nesta cidade, tivemos muitas emergências - muitos membros da Igreja voluntariam-se para ajudar, servir e ajudar em nome de outras pessoas. Portanto, o que vemos aqui hoje, a beleza deste edifício, reflete a beleza das almas dos membros da Igreja ".

Devocional de sábado à noite

No sábado à noite, um devocional para os jovens foi realizado num centro de estaca local, onde mais de 1.450 moças e rapazes compareceram e ouviram os conselhos do Presidente e da irmã Nelson, do Élder e da Irmã Stevenson e do bispo e da irmã Caussé. Outros milhares participaram nas capelas de área e através da internet.

“No almoço [sábado], eu disse a um de nossos ilustres convidados que o lugar mais seguro para estar no Chile durante um terremoto é no templo em Concepción”, disse o Presidente Nelson aos jovens. “É o lugar mais seguro material e espiritualmente. O templo é um lugar sagrado. É como o paraíso na terra. Somos muito gratos por esta magnífica casa do Senhor. (…) O templo é o objeto de toda atividade, toda lição e todo progresso na Igreja.”

A irmã Nelson disse aos jovens que eles seriam abençoados à medida que passassem mais tempo aprendendo sobre a história de sua família e adorando no templo.

“Ao encontrar os seus antepassados e ir ao templo, você se sairá melhor na escola”, disse a irmã Nelson. “Você vai dar-se melhor com os seus amigos e familiares. Você lidará com as tentações mais facilmente. Você tomará melhores decisões. E você ficará cheio de alegria.

O Élder Stevenson lembrou aos jovens a proteção espiritual resultante da maneira como os santos dos últimos dias devem viver para entrar em um templo.

"Vocês nunca ficarão perdidos se puderem ver o templo nas suas vidas", disse ele. “Se vocês são dignos de receber uma recomendação para o templo, vocês vêm o templo. Quando participamos das ordenanças, vemos o templo. … Quando vamos ao templo, aprendemos sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo. ”

A irmã Stevenson incentivou os jovens a perceberem a bênção de ter um templo no meio deles.
“Que experiência surpreendente é para a juventude da Igreja poder ir à casa do Senhor”, disse ela. “Fomos ao templo hoje e foi lindo, estava limpo, estava calmo, o espírito do Pai Celestial estava ali. No minuto que você entrou pela porta, você podia sentir isso. É a Sua casa; é um local puro.

No sábado à tarde, o Presidente Nelson, o Élder Stevenson e outros líderes seniores e locais percorreram o novo templo. Mais de 83.000 pessoas compareceram às portas abertas na visita pública realizada em setembro e outubro.

Durante a jornada por cinco países, os líderes da Igreja reuniram-se com milhares de missionários e participaram em devocionais também transmitidos por todo o país para as congregações locais.

A sua viagem incluiu reuniões com líderes religiosos e dignitários, incluindo o presidente do Peru, Martín Vizcarra.

O profeta de 94 anos ensinou os santos dos últimos dias da América do Sul a respeito do Salvador Jesus Cristo, que é uma fonte de paz e da importância de guardar os mandamentos. Ele incentivou os pais a ensinar os filhos sobre a oração, o sacramento e as bênçãos do templo, bem como ler as escrituras e honrar seu pai e sua mãe. Ele também ensinou que o homem foi criado à imagem de Deus e que o Senhor restaurou Sua Igreja para abençoar a vida de todos os Seus filhos.

Igreja Global

Mais de 200 templos estão em operação, anunciados, em construção ou sendo renovados em todo o mundo, incluindo 17 templos na América do Sul.

O Templo de Concepción Chile é o segundo templo dos santos dos últimos dias no Chile e o 160º templo operacional da Igreja no mundo. Ele servirá 122.000 membros no sul do Chile e partes da Argentina. O Templo de Santiago do Chile foi dedicado em 1983 e foi rededicado em 2006 depois de passar por uma extensa renovação.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sediada em Salt Lake City, Utah, tem mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. Existem mais de 4 milhões de santos dos últimos dias na América do Sul. A primeira congregação foi organizada em Santiago em 1956. Hoje, mais de 590.000 santos dos últimos dias em mais de 600 congregações residem no Chile.

O Presidente Nelson foi apoiado como o 17º profeta, vidente e revelador da Igreja em janeiro. Nos últimos nove meses, ele ministrou aos santos dos últimos dias na Europa, África, Ásia, América do Norte e América do Sul.
 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.