Presidente da Igreja Celebra 50 anos de Serviço

Presidente da Igreja Celebra 50 anos de Serviço

Com 36 anos de idade, foi o homem mais novo em 52 anos a ser designado como apóstolo

Comunicados de Imprensa

Há cinquenta anos, a 4 de outubro de 1963, Thomas S. Monson foi apoiado como o mais recente membro do Quórum dos Doze Apóstolos, o segundo corpo de dirigentes mais elevado de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 53 anos, ele, com 36 anos de idade, era o homem mais novo a ser chamado para servir como um Apóstolo.

O Presidente Monson é a primeira autoridade geral (um líder sénior da Igreja), desde o Presidente Joseph Fielding Smith (1876-1972), a servir por meio século. Ele passou a maior parte da sua vida ao serviço da Igreja - primeiro como membro do Quórum dos Doze Apóstolos, depois como conselheiro de três presidentes da Igreja e,nos últimos cinco anos, como Presidente da Igreja.

No seu primeiro discurso para a congressão mundial da Igreja, em 1963, o então Elder Monson prestou o seu testemunho. "Eu sei que Deus vive, meus irmãos e irmãs," disse ele. "Não tenho qualquer dúvida na minha mente. Eu sei que esta é a Sua obra e sei que a experiência mais doce que podemos desfrutar nesta vida é a de sentir os Seus sussurros à medida que Ele nos guia no decurso da Sua obra."

Ao longo dos 50 anos em que serviu como autoridade geral, o Presidente Monson continuou a partilhar o seu testemunho. Mesmo antes do seu 70º aniversário, em agosto de 1997, o Presidente Monson disse que uma das coisas que lhe havia trazido mais felicidade era o "poder sentir a influência e os sussurros do Senhor."

"Desenvolvemos um apreço pelo facto do Pai Celestial saber quem somos," disse certa vez o Presidente Monson. "E Ele diz-nos: 'Vai e faz isto por mim.' Eu agradeço-Lhe sempre. Lamento apenas não ter mais tempo para cumprir com as muitas designações que temos para cumprir. Eu trabalho arduamente. Eu trabalho muito. Espero ser um trabalhador eficiente, mas nunca sinto ter completado na totalidade aquilo que tenho para fazer. ... Acredito que é nossa a responsabilidade de ser uma boa influência para os que nos rodeiam."

No verão de 2008, numa entrevista antes do seu 81º aniversário, foi perguntado ao Presidente Monson qual o tipo de dádiva que os membros lhe poderiam oferecer. "Façam algo por alguém nesse dia com vista a melhorar a sua vida," respondeu ele. "Descubram alguém que esteja a  passar por dificuldades, ou que esteja doente, ou só, e façam algo por essa pessoa."

No ano seguinte, o Presidente Monson recebeu centenas de cartas de membros de todas as idades, com relatos de histórias de serviço pelos atos de auxílio que haviam prestado aos necessitados.

"O meu coração raramente se sentiu tão tocado e grato como quando eu e a Irmã Monson passámos horas, literalmente, a ler estes presentes. O meu coração está repleto agora enquanto falo desta experiência e, contemplo as vidas que foram abençoadas como resultado daquele desafio, tanto as vidas dos que foram ajudados como as dos que ajudaram," disse ele no seu discurso da Conferência de outubro de 2009.

O Presidente Monson testificou da importância do trabalho missionário e da divulgação da mensagem de Cristo por meio do seu serviço na Igreja.

No ano passado, em outubro, ouviram-se suspiros de admiração no Centro de Conferências quando o Presidente Monson anunciou a mudança histórica na idade dos missionários. Os rapazes poderiam agora servir aos 18 anos e as moças aos 19.

Os Santos dos Últimos Dias responderam a esta mudança com entusiasmo; e atualmente, quase um ano depois, o número de missionários, a nível mundial, passou de 58.000 para quase 80.000.

Quando questionado sobre como gostaria de ser recordado, o Presidente Monson retorquiu simplesmente: " Como alguém que deu o seu melhor."

 

Para mais informação (em Inglês) sobre os 50 anos de serviço do Presidente Monson, ver a seguinte série de artigos, nas publicações Church News e Deseret News:

Church News: President Monson's 50 Year Anniversary as an Apostle

Deseret News: President Monson's 50 Years as an Apostle, Part 1

Deseret News: President Monson's 50 Years as an Apostle, Part 2

Deseret News: President Monson's 50 Years as an Apostle, Part 3

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.