Tópico

Participação dos Membros

Os membros ativos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tendem a ter um alto grau de participação pessoal nos assuntos da Igreja, inclusive em sua administração local. A ausência de um clero profissional e remunerado significa que a liderança é altamente descentralizada em todo mundo e a maioria dos membros contribui por meio de trabalho voluntário, dando aulas ou servindo em outros serviços de vários tipos.

O líder da congregação local é chamado de bispo e tipicamente serve nesse cargo por aproximadamente cinco anos. Ao completar seu serviço, ele pode ser designado a receber responsabilidades maiores em uma área geográfica mais ampla ou provavelmente voltar a oportunidades de serviço que exigem menos em sua própria congregação.

Em dezembro de 2004, numa entrevista com o apresentador de televisão Larry King, o Presidente Gordon B. Hinckley respondeu à pergunta: “É difícil ser membro da Igreja, não é?” O Presidente Hinckley disse: “Não, é maravilhoso. Exige-se muito, há grandes expectativas, devo concordar, mas é maravilhoso”. 

Com relação aos membros novos que se filiam à Igreja, o Presidente Hinckley disse: “Eles são colocados para trabalhar. Damos-lhes responsabilidades. Eles começam a fazer parte desse grande movimento que vai avante, a obra de Deus. (…) Eles logo descobrem o quanto se espera deles como santos dos últimos dias. Eles não se ressentem disso. Eles se esforçam por melhorar e gostam disso. Eles esperam que sua religião seja exigente, que requeira a reformulação de sua vida. Eles atendem aos requisitos. E prestam testemunho do grande benefício que isso traz a eles. Eles estão cheios de entusiasmo e fé”.

Além da designação de serviço regular na congregação, os membros podem doar seu tempo para apoiar os sistemas de bem-estar e de ajuda humanitária da Igreja. Isso pode envolver doar várias horas de vez em quando na fábrica de enlatados local onde o alimento é produzido para os necessitados.

Os membros também contribuem financeiramente de maneira que é surpreendente para muitas pessoas fora de nossa religião. Um membro ativo típico doa um décimo de sua renda anual para a Igreja, além de contribuições mensais para os necessitados.

Os membros ativos geralmente frequentam as reuniões da Igreja por três horas aos domingos. São três reuniões diferentes. A reunião principal de adoração dura pouco mais de uma hora e é chamada de reunião sacramental. Homens e mulheres fazem discursos previamente designados ao púlpito e a congregação canta hinos, oferece orações e partilha do “sacramento” — o pão e a água, emblemas da Expiação de Jesus Cristo pelos pecados de humanidade. O restante do tempo é dividido entre a Escola Dominical e as aulas para homens, mulheres, jovens e crianças. As reuniões dominicais são abertas a todos, sejam membros da Igreja ou não.

Os estudantes do Ensino Médio participam do seminário — um curso de cinco dias na semana que se centraliza no estudo das escrituras. Dependendo de onde os jovens moram, eles podem reunir-se durante o dia, antes ou depois da escola.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.