Ensaio Fotográfico

O Mormonismo em Imagens: Capelas À Volta do Mundo

A diversidade da Igreja em todo o mundo, numa viagem pelas capelas e locais de reunião

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem mais de 15 milhões de membros em todo o mundo, a maioria deles fora dos Estados Unidos da América. Existem congregações da Igreja em mais de 150 países e territórios. Neste ensaio da série Mormonismo em Imagens, o SaladeImprensaMórmon apresenta uma amostra das capelas e locais de reunião que pontilham o globo em mais de 29 mil congregações, que se reúnem a cada semana para adorarem a Deus.

Percorra todo artigo ou clique no carrossel de fotografias para ver onde os membros da Igreja e amigos assistem à Igreja em todo o mundo.

As capelas Mórmons não devem ser confundidas com os templos Mórmons. As capelas estão abertas e lotadas durante todos os domingos, ao passo que os templos estão fechados nesse dia. Para além das reuniões regulares ao domingo, as capelas da Igreja podem ser usadas para uma variedade de atividades, tais como jantares do respetivo bairro ou comunidade onde se inserem, atividades de jovens ou projetos de serviço, tal como a doação de sangue que foi realizada numa capela do Brasil e que é mostrada na imagem seguinte.

Giving Blood

Doação de sangue numa capela da Igreja em Maceió, no Brasil

Os templos são usados apenas para ordenanças sagradas que abençoam indivíduos e unem as famílias para a eternidade. Antes de um templo ser dedicado, durante as sessões de portas abertas, qualquer pessoas é bem-vinda para asisitir e ver o interior do templo. Após os templos serem dedicados, só os membros fiéis Santos dos Últimos Dias podem entrar neles. Este edificio da Igreja em Manhattan é um centro que inclui um templo e capelas para as reuniões dominicais. O Templo de Manhattan Nova Iorque ocupa quatro dos seis andares do edifício mostrado abaixo. Os outros pisos albergam uma capela, salas de aula e escritórios da Igreja.

Templo Manhattan

A capela e o Templo de Manhattan, na cidade de Nova Iorque

Nas capelas, os Santos dos Últimos Dias reúnem-se aos Domingos para uma reunião de cerca de uma hora chamada reunião "sacramental", na qual homens, mulheres e crianças fazem orações, falam para a congregação, cantos hinos religiosos e partilham do sacramento (equivalente à comunhão). Para além dessa reunião, realizam-se também outras classes de ensino doutrinário e de escrituras para os jovens e adultos, num total de três horas a cada domingo (ler mais sobre o que esperar nas nossas reuniões, em inglês). Na fotografia abaixo, os membros da Igreja no Gana ouvem um dos oradores durante a reunião sacramental. A Igreja está no Gana desde 1978 e hoje existem mais de 54 mil membros em 148 congregações espalhadas pelo país. Clique aqui para aceder ao site SaladeImprensaMormon do Gana.

Ghana Sacrament Meeting

Reunião sacramental no Gana, em África

A primeira capela da Albânia construída pela Igreja foi inaugurada no ano 2006 em Durrës. A Igreja enviou os primeiros missinários para este país em Junho de 1992. Existem agora mais de dois mil membros da Igreja na Albânia, distribuídos por 11 congregações.

Albania

Capela em Durrës, Albânia

O nuúmero de membros da Igreja no Equador, presentemente acima dos 200 mil, aumentou duas vezes nos últimos 5 anos. Para pode suportar este crescimento, mais de 130 edifícios da Igreja foram erigidos no país. A Igreja disponbiliza tanto educação religiosa como educação académica para a juventude do país. Clique aqui para visitar o site SaladeImprensaMormon do Equador.

Ecuador

Uma congregação no Equador

Os edifícios da Igreja muitas vezes servem como centros temporários de distribuição de alimentos e como abrigo quando ocorrem catástrofes ou desastres naturais. Durante o Tufão Haiyan, mais de 200 edifícios da Igreja nas Filipinas foram usados como refúgio da tempestade por mais de 14 mil pessoas. Clique aqui para visitar o site SaladeImprensaMormon das Filipinas.

Philippine chapel

Capela nas Filipinas

Em 2005, o ginásio desta capela da Igreja no estado do Louisiana, nos Estados Unidos foi transformado num centro de distribuição de roupas para as pessoas afetadas pelo Furacão Katrina.

Cultural Hall Hurricane Katrina

Ginásio de uma capela da Igreja no Louisiana, nos Estados Unidos da América

Na imagem abaixo, a zona no terraço de uma capela da Igreja no Haiti está repleta de tendas que abrigam as pessoas da vizinhança que foram deslocadas pelo terremoto de 2010. Num esforço de longo alcance para ajudar os Haitianos a recuperar do devastador terremoto, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e amigos estão a ajudar a plantar mais de 400 mil árvores no país, tendo sido plantadas 25 mil apenas num único dia, a 1 de Maio de 2013. Mais 75 mil árvores serão plantadas até ao final de 2013.  A Igreja está no Haiti desde 1977.

orig BatallionHaiti1962 12Feb10

A capela de Batallion, no Haiti

Em 1948, o Presidente Arwell L. Pierce, da Missão Mexicana enviou os primeiros missionários para irem pregar em El Salvador. Em 1951, os primeiros 12 conversos foram batizados na praia de Apulo, no Lago Llopango. Existem agora duas missões no país e mais de 100 mil membros. Um dos edifícios da Igreja de El Salvador é mostrado abaixo. Clique aqui para visitar o site SaladeImprensaMormon de El Salvador.

El Salvador

Edifício da Igreja em San Salvador, capital de El Salvador

Devido à constante construção de novas capelas, consideram-se cada vez mais os projetos que sejam eficientes do ponto de vista energético e ambiental. Esta capela certificada pelo padrão LEED (Design Líder em Energia e Ambiente, na sigla em Inglês), construída em 2010 na cidade de Farmington, no estado do Utah, tem painéis solares que geram energia suficiente para o normal funcionamento de todo o edifício. Existem duas outras capelas com a mesma certificação, em Eagle Mountain, no mesmo estado e em Mesa, no Arizona.

Farmington solar

Capela com painéis solares, em Farmington, no estado do Utah

Os primeiros missionários da Igreja começaram a pregar na Polinésia em 1843. Em Fevereiro de 1851, o primeiro converso foi batizado no Havaí. Em Agosto desse ano já existiam cinco congregações com 220 membros. A Igreja veio a adquirir um terreno na cidade de Laie e construiu diversos edifícios no local: o templo de Laie foi inaugurado em 1919, a Faculdade da Igreja do Havaí (a atual BYU - Havaí)  foi aberta em 1955 e o Centro Cultural Polinésio em 1963. Existem agora mais de 72 mil membros da Igreja no Havaí.

Hawaii

Capela em Laie, no estado do Havaí

Durante as reuniões da Igreja, os membros dividem-se por diferentes grupos de instrução.  Abaixo, crianças no México aprendem numa classe da Primária. Clique aqui para visitar o site SaladeImprensaMormon do México.

Primary kids

Classe de um grupo de crianças da Primária, no México

O primeiro membro da Igreja em Madagáscar foi Razanapanala Rameandricso, que foi batizado em Bordéus, na França, em 1986. Retornou a Madagáscar em 1989 e começou a ensinar o evangelho para um pequeno grupo de pessoas na sua casa. Contatou o presidente da Missão das Ilhas Mascarene, que o visitou no final de 1990. Os primeiros 5 conversos foram batizados durante essa visita. A Igreja foi reconhecida legalmente a 13 de Julho de 1993 e agora existem mais de 9 mil membros em todo o país.

Madagascar

Capela em Antananarivo, capital de Madagáscar

O primeiro membro espanhol de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi Melitón Trejo, da Extremadura (cerca de 1870). Trejo emigou para o estado de Utah, onde ajudou a realizar a primeira tradução para o Espanhol de partes do Livro de Mórmon.

As conversões seguintes de que se tem conhecimento em Espanha ocorrreram já em 1966, em associação com duas congregações de militares americanos que se reuniam em serviços religiosos ao domingo. A Lei de Liberdade Religiosa de Espanha, de 1967, preparou o caminho para a organização do ramo (uma pequena congregação) de Madrid, em Fevereiro de 1968. O reconhecimento oficial da Igreja em Espanha foi formalizado em 1968. Uma missão foi organizada em Julho de 1970. Existem atualmente três missões e mais de 50 mil membros em 138 congregações em Espanha. Clique aqui para visitar o site SaladeImprensaMormon de Espanha.

Spain

Madrid, Espanha

Os missionários entraram na Guatemala em 1947. A primeira reunião oficial foi realizada num edifício alugado a 22 de Agosto de 1948, com 66 pessoas a assistir. Em 1956, haviam sido estabelecidas três pequenas congregações com uma frequência de 250 pessoas. Hoje existem mais de 240 mil membros em 416 congregações e dois templos foram construídos. Clique aqui para visitar o site SaladeImprensaMormon da Guatemala.

Guatemala

Edifício da Igreja na Guatemala

Membros da Igreja pertencentes às forças armadas americanas, introduziram os ensinamentos da Igreja na Coreia em 1951, durante a Guerra da Coreia. Os primeiros missionários oficiais chegaram em 1956 e a Missão Coreana foi criada a 8 de Julho de 1962, com sete ramos (pequenas congregações) da Igreja. O Livro de Mórmon foi impresso em coreano em 1967 e a primeira estaca (equivalente a uma diocese) foi criado em Seoul em 8 de Março de 1973. O número de membros cresceu para os 9 mil em 1975 e em 1983 chegava já aos 29 mil. Hoje existem mais de 85 mil membros na Coreia do Sul, espalhados por 128 congregações. Clique aqui para visitar o site SaladeImprensaMormon da Coreia do Sul.

South Korea

Capela da Igreja na Coreia do Sul

As capelas ou locais de reunião da Igreja estão abertas a qualquer pessoa. Todos são bem-vindos nas reuniões de Domingo ou noutras atividades durante a semana. Clique aqui para localizar a capela mais próxima da sua área de residência.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.