Mórmons Servem a Comunidade Cigana na Eslováquia

Mais de 100 jovens de todo o mundo serviram num projecto de montagem de 1.000 kits de higiene

Notícia

A LDS Charities, o braço humanitário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, aprovou recentemente um projeto de montagem de 1.000 kits de higiene destinados aos necessitados. Para tal, a instituição associou-se a uma conferência local para Jovens Adultos Solteiros e amigos da Igreja da Europa Central e de Leste, que decorreu entre os dias 10 e 14 de julho de 2018, em Kouty, perto de Ledeč nad Sázavou. O evento contou com mais de 100 jovens oriundos de 13 países, entre eles, a República Checa, a Eslováquia, a Hungria, a Polónia, a Alemanha e até mesmo os EUA e o Japão.

 

Os participantes da conferência foram convidados a trazer vários itens para contribuir para os kits, depois do que, os mesmos foram montados durante uma atividade de serviço. Os kits completos serão enviados para os acampamentos da comunidade cigana, onde serão colocados à disposição das crianças que vivem na pobreza. Além da montagem dos kits, os participantes também ajudaram um lar de idosos local, onde fizeram alguns trabalhos gerais de manutenção, de jardinagem e de pintura. "Foi maravilhoso passar tempo com os amigos, aproveitar as atividades e, ao mesmo tempo, servir ‘lado a lado’ com eles", disse uma das voluntárias acerca da sua experiência.

O Élder e a irmã Schultz, responsáveis pelo projeto, estão atualmente a servir uma missão humanitária na Eslováquia. Eles instigaram o projeto ao verem tantas famílias que vivem na pobreza, muitas vezes sem acesso a artigos de higiene. O Élder Schultz descreveu a sua motivação, quando disse: "Sabemos que o objetivo da LDS Charities é servir os pobres e os necessitados e ensinar-lhes autossuficiência. A ideia de ajudar as crianças pobres partiu daí".

"Encontrámo-nos com a Darina, a líder de seis comunidades ciganas. Ela fez-nos uma visita guiada pelo acampamento onde vivem, aproximadamente, 700 pessoas, metade das quais ela estima serem crianças abaixo dos 17. Vimos casas dilapidadas onde não há água canalizada potável. O poço comunitário, no centro da aldeia, fornece água limpa para cozinhar, lavar e todos os cuidados de higiene pessoal. Apercebemo-nos que algumas crianças não podem sequer frequentar a escola por terem piolhos e outras doenças desencadeadas pelas suas condições de vida precárias”, acrescentou o Élder Schultz.

Os kits serão um incentivo para que as crianças cuidem melhor da sua higiene pessoal. Segundo a Darina, necessidades tais como um sabão, uma pasta dentífrica e lenços de papel serão aceites com gratidão, entusiasmando as crianças para que estudem e frequentem os cursos de higiene pessoal administrados na escola.

Apesar de ser apenas uma pequena ajuda, é uma oportunidade para apoiar os membros da comunidade cigana nos seus esforços de melhorar as suas vidas. "Atualmente, uma grande parte dos jovens da comunidade cigana não acredita ter qualquer hipótese de sair deste estado de pobreza. A mentalidade da vida do gueto, por si só, assemelha-se a uma 'doença'“, conclui o Élder Schultz.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias presta auxílio e colabora em projetos com fins humanitários em países de todas as partes do mundo. Os projetos são levados a cabo independentemente da nacionalidade ou da fé dos beneficiários e são implementados, principalmente, graças às doações dos membros da Igreja, mas também graças às doações de pessoas do mundo inteiro. Os Mórmons acreditam que o serviço humanitário prestado ao próximo é uma manifestação e uma parte importante da sua devoção ao Salvador, Jesus Cristo, que é o maior exemplo de serviço genuíno e altruísta.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.