Igreja participa em Encontro Nacional pela tolerância religiosa

O encontro MEET IR 2018 dedicado ao diálogo inter-religioso reuniu jovens de oito comunidades religiosas

Notícia

19 jovens de 8 comunidades religiosas reuniram-se, de 17 a 20 de julho, na aldeia histórica de Castelo Novo, no Concelho do Fundão, para o Encontro de Jovens Inter-religioso (MEET IR) 2018, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

 

Bruno Pereira, Catarina Ferreira e Sandra Pereira representando A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias associaram-se a outros jovens da fé católica, anglicana, protestante (igreja evangélica e igreja adventista do sétimo dia), islâmica, Bahá'í e Hindu participando no encontro que teve como objetivos principais:

  • Reconhecer e valorizar as diferenças entre os jovens e as suas religiões;
  • Realçar a coexistência de diferentes aspetos, opiniões e comportamentos;
  • Identificar os pontos de união;
  • Descobrir o contributo para a construção de uma sociedade melhor.

Durante quatro dias, os jovens apresentaram a sua religião, através da partilha de conhecimento e experiências e de debates sobre o papel de cada jovem na erradicação da discriminação e preconceito religiosos.  

Na conclusão desta experiência multicultural e inter-religiosa foi redigida uma carta por todos os participantes, defendendo a liberdade religiosa e a necessidade de respeito e tolerância inter-religiosos. A carta será posteriormente apresentada a diversos membros do governo português.

No âmbito do encontro foi também realizado um projeto de serviço, na qual os jovens do MEET IR ajudaram a cidade do Fundão na criação de várias bonecas para crianças refugiadas. Mesmo com crenças diferentes, todos os jovens uniram-se na mesma causa: o serviço ao próximo.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.