Informações sobre o País

Holanda

Em 1841, quando o Apóstolo da Igreja, o Elder Orson Hyde estava a realizar uma viagem missionária para Jerusalém, fez uma escala em Roterdão e Amsterdão de uma semana, aproveitando para explicar o evangelho a alguns rabinos. Os primeiros missionários chamados para o país chegam em Agosto de 1861. Em Maio de 1862, haviam baptizado 14 pessoas em Amsterdão e organizam a primeira congregação da Igreja na Holanda.

Durante o primeiro século da Igreja no país, mais de quatro mil e quinhentos missionários servem lá as suas missões e mais de 14 mil pessoas foram baptizadas. Muitos desses conversos emigram para os Estados Unidos da América. Nos anos mais recentes, a imigração vai decaindo e agora existem membros de segundas, terceira e quartas gerações na Igreja na Holanda.

O reconhecimento oficial da Igreja é obtido em Agosto de 1955, após um período de mais de 20 anos a tentar obter a legalização.

Hoje em dia, o número de membros anda à volta dos 7900na Holanda, organizados em 38 congregações que se reúnem em 34 capelas. Estes locais servem para as actividades da Igreja de todo o tipo. Para além das reuniões sacramentais, classes de primária para as crianças, reuniões para rapazes e moças, também existem actividades desportivas, tais como ténis de mesa, basquetebol e voleibol. Também se realizam nas capelas eventos culturais, como bailes e apresentação de teatro e musicais.

São ensinados ideais elevados, com uma enfâse forte na vida familiar, abstinência de álcool e tabaco e um compromisso com altos padrões morais que caracterizam as crenças dos Santos dos Últimos Dias. Os que se convertem ao evangelho vêm de faixas etárias e de grupos socioeconómicos muito diversos.

Esforços humanitários totalizando milhões de euros foram doados em todo o mundo. O auxílio é prestado independentemente da raça, nacionalidade ou religião. Alimentos, roupas, suprimentos médicos e ajuda económica continuam a aliviar o sofrimento dos que nada têm. As nações europeias e, mais recentemente, os países do Leste da Europa, têm recebido um apoio especial.
Em 1990, os membros holandeses da Igreja organizam uma recolha de alimentos que resultou no envio de 12 camiões de comida para auxiliar a Roménia.

Contacto para Jornalistas:

Johan van Damme
Schutselaan 4
7741 AP Coevorden
Telefone:  + 31 5245 23963

 

 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.