Informações sobre o País

Guam

Existem membros da Igreja na ilha de Guam desde a década de 1940. Os primeiros membros da Igreja em Guam provavelmente eram membros das forças armadas durante a 2ª guerra mundial. Os ramos (pequena congregações) de Guam de 50 a 300 membros começam a funcionar em 1944, sob a direcção da Missão do Oriente. Em 1945, quatro grupos são organizados na ilha. Numa ocasião, dedicam a sepultura dos soldados mortos em combate.

Em 1951, acções de recolha de fundos organizados pelos membros juntam o dinheiro suficiente para se comprar um terreno e duas cabanas em Quonset, que passam a ser usadas como capela e salas de aula. Estas propriedades são dedicadas em 1953 e Guam passa a ser um ramo dependente da estaca (diocese) do Havaí Oahu.

Os missionários chegam em Agosto de 1957. Com o aumento do número de membros, é adquirido um terreno para uma nova capela. Uma nova capela em Barrigada é dedicada a 10 de Março de 1970 e o ramo de Guam torna-se uma ala (uma grande congregação). Realizam-se actividades de portas abertas, mas poucos filiam-se à Igreja. Em Maio de 1976, a ala de Guam foi dividida. O primeiro casal Chamorro a filiar-se, Don Calvo e a sua esposa Maria, foram baptizados em Maio de 1977. O ramo de Agat foi criado em 1978. E em 1979, Herbert J. Leddy, o primeiro missionário de linhagem Chamorro, foi servir para a Missão Tennessee Nashville.

A missão Micronésia Guam é organizada a 1 de Abril de 1980. Em Junho, o distrito de Guam é criado com quatro ramos.

Em 1989, trechos do Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo são traduzidos para o idioma Chamorro e nesse mesmo, Herbert J. Leddy torna-se no primeiro membro Chamorro a ser escolhido como Presidente do distrito. O número de membros em 1995 era de 1400.

Contacto para Jornalistas

George Mak
Wan Chai,
Hong Kong
Telefone:  + 852 2910 2941

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.