Informações sobre o País

Fiji

Em Maio de 1843, 13 anos após a Igreja ter sido organizada nos Estados Unidos, quatros homens são enviados como missionários para as ilhas do Pacífico.

Na década de 1950, famílias SUD de Tonga e Samoa, incluindo Cecil B. Smith e Mele Vea Ashley com as respectivas famílias, organizam reuniões da Igreja em Suva, Fiji. Quando os primeiros missionários, os Elderes Boyd L. Harris e Sheldon L. Abbott chegam, começam a trabalhar com este grupo e organizam o ramo (pequena congregação) de Suva,  em 5 de Setembro de 1954.

O trabalho progride lentamente. Os missionários estão limitados pelos múltiplos idiomas falados em Fiji e pelas restrições de existirem apenas 2 vistos em simultâneo para missionários. Em Janeiro de 1955, o Presidente David O. Mckay faz uma escala de avião em Suva e vai encontrar-se com os missionários, assistindo a uma reunião da Igreja na casa de família Smith. 28 pessoas estão presentes nesse dia. O Presidente David O. Mckay incentiva os missionários a adquirirem um terreno para um edifício. O edifício que foi mais tarde construído pela Igreja  era quase um centro de estaca (diocese) de tamanho normal, antecipando tempos de grande crescimento futuro.

Fiji fica sob a responsabilidade de Missão de Tonga a 15 de Janeiro de 1958, com 93 pessoas a assistirem à conferência nesse dia. Mais tarde nesse ano, 300 pessoas assistem às reuniões de dedicação do novo edifício. Na altura, a quota de missionários é aumentada para seis. Gideon Dolo foi o primeiro fijiano a servir uma missão, partindo em Fevereiro de 1959.

O crescimento continua na década de 1960. Em 1966, 150 pessoas assistem às conferências de distrito em Suva. Três anos mais tarde, a assistência à conferência aumentou para 500 e o distrito dividiu-se em dois. A Missão Fiji foi organizada a 23 de Julho de 1971. Em 1972, o Presidente Eb L. Davis expande a missão para novas áreas. Nesse ano, o edifício estava cheio de membros de Fiji, Índia, Tonga, Samoa, Nova Zelândia, Austrália, Europa e América.

Um esforço na educação foi também empreendido em Fiji. Em 1969, uma escola da Igreja começa a funcionar no edifício e em 1973 tinha mais de 100 alunos. Em 1975, a Universidade Técnica de Fiji da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi inaugurada. Em 1984, havia 372 estudantes matriculados.

A estaca Fiji Suva foi organizada a 12 de Junho de 1983, com Inosi Naga como Presidente. O templo de Fiji Suva foi dedicado a 18 de Junho de 2000.

Contacto para Jornalistas:

Richard Hunter
Sydney
Austrália
Telefone:  + 64 9 488 5572

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.