SALA DE IMPRENSA Blog

As famílias com filhos são mais felizes, segundo novos estudos divulgados recentemente

Os estudos foram divulgados no encontro anual da Population Association of America e foram agora mencionados pelo jornal USA Today. O jornal português Público refere esses estudos, na edição online de 15 de Maio de 2012 (aqui), data em que se celebra o Dia Internacional da Família.

Familia4

 

Nos dois estudos, foram entrevistados milhares de casais que vivem nos Estados Unidos da América e na Alemanha. As conclusões parecem indicar que as famílias que optam por ter filhos têm mais felicidade, bem-estar e satisfação, em comparação com as famílias que não têm filhos. Surpreendentemente, ou talvez não, é o facto de um dos autores do estudo, Chris Herbst, investigador da Arizona State University, concluir que não são as famílias que têm filhos que ficaram mais felizes, mas o nível de felicidade e realização das famílias que não têm filhos que tem vindo a diminuir.

Na minha própria experiência, consideramo-nos, eu e a minha mulher, uma família muito feliz e abençoada, porque decidimos ter filhos. Os nossos filhos são, sem qualquer tipo de dúvida, os que mais contribuem para este sentimento de felicidade e bem-estar.

Em 1995, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja divulgaram a declaração “A Família: Proclamação ao Mundo”. Essa proclamação é uma declaração e reafirmação das doutrinas e práticas que os profetas expuseram repetidamente em toda história da humanidade. Ela contém princípios vitais para a felicidade e o bem-estar de cada família. Um dos parágrafos diz textualmente:

"O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos. ‘Os filhos são herança do Senhor’ (Salmos 127:3). Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher — o pai e a mãe — serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações."

No parágrafo seguinte são apresentadas as condições essenciais para que as famílias sejam bem-sucedidas e, por consequência, as sociedades fortalecidas:

"A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares."

M. Russell Ballard, que os membros da Igreja de Jesus Cristo reconhecem como um apóstolo, afirmou na última conferência geral da Igreja, em Abril de 2012, o seguinte:

"A sociedade, de modo geral, é fortalecida quando as famílias se tornam mais fortes. O comprometimento com a família e com os valores são a causa básica. Quase tudo o resto é consequência. Quando os casais se casam e assumem compromissos um com o outro, aumentam grandemente as suas hipóteses de alcançarem o bem-estar económico. Quando os filhos nascem dentro dos laços do casamento, tendo tanto uma mãe como um pai, as suas oportunidades e probabilidade de terem sucesso profissional crescem vertiginosamente. E quando as famílias trabalham e brincam juntas, as vizinhanças e as comunidades florescem, a economia melhora e menos “redes de segurança” governamentais dispendiosas serão necessárias."

Serve de reflexão, num tempo e numa época em que se fala tanto de crise e de austeridade.

 

 

 

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.