Notícia

Em Jerusalém, Apóstolo Incentiva ao Diálogo e à Aprendizagem Inter-Religiosa

O Elder Cook discursou no Seminário Semestral Judaico-Santos dos Últimos Dias

Ao discursar na quarta-feira à noite, do dia 5 de junho de 2019, no auditório do Centro da BYU em Jerusalém, com a sua vista panorâmica de cortar a respiração, sobre a Cidade Velha, visível através das janelas de fundo, o Elder Quentin L. Cook dirigiu-se a um grupo de eruditos Santos dos Últimos Dias e Judeus para falar sobre a importância do diálogo inter-religioso para gerar compreensão e respeito.

“É altura de nos ouvirmos uns aos outros e de aprendermos uns com os outros”, disse o Elder Cook ao grupo inter-religioso no Seminário Semestral Judaico-Santos dos Últimos Dias (agora no seu terceiro ano).

 

O Elder Cook também falou sobre quatro áreas em comum, partilhadas entre os Santos dos Últimos Dias e as comunidades Judaicas. Estas áreas incluem um foco fundamental na família, uma elevada ênfase na formação, um forte compromisso de contribuir com doações e projetos humanitários e níveis mais elevados de felicidade e otimismo.

O Elder Cook e a sua esposa, Mary, passaram 33 anos na península de São Francisco, onde criaram os seus três filhos. Eram poucas as crianças Santos dos Últimos Dias que frequentavam as escolas dos seus filhos, o que lhes deu mais oportunidades de se tornarem amigos íntimos dos seus colegas judeus.

“Foi interessante que os três tivessem tido várias crianças judias entre os seus melhores amigos”, disse o Elder Cook. “Os nossos filhos descobriram que os seus amigos judeus tinham compromissos semelhantes para com a família e sentiam-se confortáveis na sua presença. Todos os nossos filhos participaram em vários bar mitzvahs e bat mitzvahs quando tinham 13 anos de idade. Eles, silenciosamente, aplaudiram os seus amigos enquanto estes recitavam trechos da Torá como parte dos seus deveres e responsabilidades religiosas”.

O Elder Cook partilhou uma escritura (Moisés 7: 28–37) do cânone d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que provê uma visão única de Deus — nomeadamente, de um Deus amoroso e compassivo que pode chorar perante o nosso sofrimento. O Apóstolo disse ao grupo inter-religioso que estes versículos revelam um Pai Celestial que, certamente, verterá lágrimas pelos atos de brutalidade indescritível, o que inclui o Holocausto.

Nos versículos acima citados, um profeta chamado Enoque vê Deus a chorar em virtude daqueles que “não têm afeição e odeiam o seu próprio sangue”. “Não deverão os céus chorar, vendo que eles sofrerão?” Pergunta Deus a Enoque.

“Isto parece indicar que não é apenas a maldade dos Seus filhos, mas também, a sua 'miséria' e não é apenas a sua desobediência, mas também, o seu 'sofrimento' que O faz chorar”, disse o Elder Cook. “Para mim, esta escritura é uma janela para o coração, mente e alma de Deus — Ele é o nosso Pai Celestial, que vive e nos ama, e nós somos os Seus filhos. Ele chora connosco quando sofremos e alegra-se quando fazemos o que é certo à Sua vista. Na minha mente, consigo imaginar as lágrimas derramadas em virtude do Shoah ou Holocausto. Ele é um Deus de empatia, cuja mão não está envolvida naquilo que causa o sofrimento. Ele é o grande consolador.”

O líder sénior da Igreja terminou com uma bênção sobre os presentes. “Como Apóstolo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, repito a bênção sacerdotal encontrada na Bíblia hebraica: ‘O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz’ (Números 6:24-26)”.

Leia o discurso completo do Elder Cook, intitulado “A Time to Listen and Learn” (“Uma Época para Ouvir e Aprender”) (disponível apenas em Inglês – no link: https://newsroom.churchofjesuschrist.org/article/elder-cook-jerusalem-transcript-june-2019)

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.