SALA DE IMPRENSA Blog

Descobrir a Verdade

Novo vídeo em português publicado pela A Igreja de Jesus Cristo é baseado num discurso do Elder Dieter F. Uchtdorf, membro do Quórum dos Doze Apóstolos.

O que é a verdade e como podemos conhecê-la? Este é o tema do novo vídeo em português "Descobrir a verdade" publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, baseado num discurso do Elder Dieter F. Uchtdorf, membro do Quórum dos Doze Apóstolos.

As “verdades” a que nos apegamos moldam a qualidade de nossa sociedade e nosso caráter individual. No entanto, com frequência essas “verdades” baseiam-se em evidências incompletas ou imprecisas. 

Parte do motivo do juízo equivocado advém da tendência da humanidade de obscurecer a linha demarcatória entre crença e verdade. Com muita frequência confundimos crença com verdade, achando que se algo faz sentido ou é conveniente, deve ser verdade. Por outro lado, às vezes deixamos de acreditar na verdade ou a rejeitamos porque ela exige que mudemos ou que admitamos estar errados. Com frequência, a verdade é rejeitada porque não parece ser coerente com o que vivenciamos antes.

Quando as opiniões, ou “verdades”, de outros contradizem as nossas, em vez de levar em consideração a possibilidade de haver informações que poderiam ser úteis e que ampliariam ou complementariam o que sabemos, com frequência tiramos conclusões apressadas ou fazemos suposições de que a outra pessoa está mal-informada, mentalmente perturbada ou até conscientemente mal-intencionada.

Infelizmente, essa tendência pode se espalhar para todas as áreas de nossa vida: desde o desporto até os relacionamentos familiares, e da religião à política.

Um ponto importante em relação à verdade é que ela existe a despeito da crença. Ela é verdade mesmo que ninguém acredite nisso.

O nosso Pai Celestial fica contente com os Seus filhos quando eles usam seus talentos e faculdades mentais para diligentemente descobrir a verdade. Ao longo dos séculos, muitos homens e mulheres sábios — usando a lógica, o raciocínio, a pesquisa científica e, sim, por meio da inspiração — descobriram a verdade. Essas descobertas enriqueceram a humanidade, melhoraram nossa vida e inspiraram alegria, assombro e admiração.

Mesmo assim, as coisas que achávamos que sabíamos estão continuamente sendo ampliadas, modificadas ou até refutadas por estudiosos empreendedores que buscam compreender a verdade.

É bom aceitar o fato de que simplesmente não conhecemos todas as coisas. Não podemos ver tudo, mas o Pai Celestial pode. Ele prometeu-nos que, se buscarmos a verdade, estudarmos em nossas mentes e perguntarmos com um coração sincero, isso será confirmado para nós.

Fonte: " O que é a verdade? ", Devocional na Universidade Brigham Young, 13 de janeiro de 2013.

Leia aqui o discurso do Elder Uchtdorf. 

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.