Comunicados de Imprensa

De Lago Salgado a Samoa: A Igreja estende a sua ajuda humanitária às vítimas das catástrofes naturais

Um avião de carga totalmente carregado com artigos de emergência está a caminho de Samoa para auxiliar as vítimas do furação da semana passada.

“Dezenas de localidades foram completamente destruídas, levando a que centenas de familias tenham perdido tudo," disse o Éler James J. Hamula do Primeiro Quórum dos Setentas da Igreja. O Élder Hamula, que serve igualmente como primeiro conselheiro da Presidência de Área do Pacífico, disse que este carregamento irá socorrer 2,000 pessoas durante 3-4 semanas.

Setenta e oito paletes contendo 60 toneladas de alimentos, kits de higiene, roupas, cadeiras de rodas e reservatórios para água foram reunidos dos armazéns da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e enviados num vôo charter de 12 horas com destino às ilha de Samoa no Pacífico.

A Igreja juntou-se á Ajuda Islâmica Internacional para a distribuição dos bens agora enviados.

“Este desastre afligiu muitas pessoas na região e o apoio agora providenciado fará a diferença na necessidade de alimentos e artigos médicos," afirmou Mostafa Mahboob, director de comunicações da ajuda humanitária islâmca.

O Élder Hamula irá viajar pela região nos próximos dias para monotorizar a distribuição dos artigos enviados.

No passado dia 29 de Setembro, as ilhas de Samoa e parte de Tonga sofreram um violento sismo. Quatro "tsunamis" foram gerados pelo sismo. O número de mortos ascende a 200, muitos mais foram feridos e outros são dados como desaparecidos.

A agência noticiosa "Associated Press" divulgou que cerca de 90 por cento dos residentes na Samoa Americana ficaram sem habitação e sem recursos.

“Aqueles que se cruzaram no caminho do sismo encontram-se nas colinas, vivendo no meio de destroços e nada mais tendo do que a roupa que trazem vestida," disse Hamula. "Resgatá-lo dessas circusntâncias nada mais é do que a extensão natural das crenças básicas da Igreja."

"Queremos chegar a todos o que estão desamparados e com fome," conclui ele da plataforma elevatória do avião DC-10 que estava sendo carregado.

Elder Quentin L. Cook do Quorum dos Doze Apóstolos falou sobre a natureza do serviço humanitário prestado pela Igreja na recente conferência geral.

“Em todos os nossos esforços seguimos Jesus Cristo. Tentamos emular o que Ele nos pediu para fazer, seja nos Seus ensinamentos ou no Seu exemplo."

Este carregamento irá complementar os esforços de auxílio internacionais, incluindo as contribuições dos governos da Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos da América.

A Igreja continua também a contribuir para a ajuda humanitária a decorrer nas Filipinas, Vietenam, Indonésia and Turquia.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.