Tópico

Coro do Tabernáculo Mórmon

O Coro do Tabernáculo Mórmon surgiu em meados do século XIX. O pequeno coro se apresentou pela primeira vez na conferência da Igreja de 22 de agosto de 1847, somente 29 dias depois que os primeiros pioneiros chegaram para se estabelecer no Vale do Lago SalgadoO Coro do Tabernáculo Mórmon é um dos mais antigos e maiores coros do mundo. Já se apresentou perante presidentes americanos, vendeu milhões de discos, ganhou muitos prémios e encantou audiências em dezenas de países.

O coro tem a sua base em Salt Lake City, Utah, na sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O coro é composto por 360 cantores voluntários com idade entre 25 e 60 anos e que são membros da Igreja. Eles ensaiam e apresentam-se semanalmente e com frequência são acompanhados pela Orquestra da Praça do Templo.

O Coro do Tabernáculo Mórmon surgiu em meados do século XIX. O pequeno coro se apresentou pela primeira vez na conferência da Igreja de 22 de agosto de 1847, somente 29 dias depois que os primeiros pioneiros chegaram para se estabelecer no Vale do Lago Salgado

A oeste do Templo de Salt Lake fica o histórico Tabernáculo Mórmon, lar do coro. O Coro do Tabernáculo Mórmon recebeu esse nome devido a essa construção.

Para acompanhar o coro no grande auditório está o órgão do Tabernáculo com 11.623 tubos dourados, feitos de grossos troncos de madeira originários de Utah e esculpidos à mão. Dez tubos do órgão original, construído em 1867, ainda funcionam.

O coro é mais conhecido por seu programa dominical semanal, Música e Palavras de Inspiração, que é transmitido diretamente da Praça do Templo em Salt Lake City. Esse é o programa mais antigo ainda transmitido em rede nacional nos Estados Unidos.

Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos de 1981 a 1989, chamou o Coro do Tabernáculo Mórmon de “O Coro da América” em 1981 quando o coro cantou na sua tomada de posse.

As muitas tournês feitas pelo Coro levaram-no a  apresentar-se em todo, cantando nos maiores palcos da América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Oceania.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City — de 8 a 24 de fevereiro de 2002 — o coro cantou na cerimónia oficial de encerramento.

As gravações do coro já renderam diversos álbuns de platina e cinco de ouro, inclusive o Prémio Grammy pela interpretação de “Já Refulge a Glória Eterna”. O coro gravou com algumas das maiores orquestras do mundo, inclusive a Orquestra da Filadélfia, a Orquestra Filarmônica de Nova York e a Orquestra Sinfônica de Jerusalém.

Em Julho de 2015, foi anunciada um nova tourné do Coro do Tabernáculo Mórmon por 6 países da Europa, no verão de 2016.

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.