Comunicados de Imprensa

Mensagens e Música Inspiram Membros de Todo o Mundo durante o Devocional de Natal da Primeira Presidência

Os líderes da Igreja partilham um conjunto de mensagens centradas em Cristo, durante o devocional de Natal da Primeira Presidência

Qual é a chave para desbloquear a paz mundial? A retidão pessoal enraizada no Príncipe da Paz — Jesus Cristo. Como é que podemos ser mais como os anjos? Visitando os que estão sós e levando-lhes as boas novas de Jesus Cristo. O que podemos fazer para desfrutar de felicidade? Viver com simplicidade, serviço e tranquilidade. Qual é o presente perfeito para se dar em qualquer época do ano? Uma vida modelada segundo o caminho de Jesus Cristo.

    

Estas foram as mensagens partilhadas no domingo por quatro líderes d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias durante o devocional anual religioso de Natal da Primeira Presidência no Centro de Conferências na Cidade de Lago Salgado. Uma vez que estes líderes sabem que o Natal é um misto de coisas para muitas pessoas — uma época de carinho e alegria para alguns, um período doloroso de novos e repetidos desafios para outros — eles elaboraram as suas mensagens para abranger um amplo eespetro de pessoas.

O Presidente Dallin H. Oaks, conselheiro da Primeira Presidência, relembrou aos Santos dos Últimos Dias, de todas as partes do mundo, que um dos títulos dado a Jesus nas escrituras é o de “Príncipe da Paz” (Isaías 9: 6), cujos ensinamentos são o “evangelho da paz” (Efésios 6:15). E ele relembrou aos Santos reunidos, a forma simples de obter essa mesma paz.

O Salvador e os seus Apóstolos não tinham nenhum outro programa para a paz mundial para além da retidão pessoal. — Presidente Oaks

“O Salvador e os seus Apóstolos não tinham nenhum outro programa para a paz mundial para além da retidão pessoal”, disse o Presidente Oaks, de 87 anos, um ex-juiz do supremo tribunal de justiça do Estado. “Eles não geraram nenhuma oposição ao governo de Roma nem ao regime dos tiranos locais. Eles pregaram a retidão pessoal e ensinaram que os filhos de Deus deveriam amar os seus inimigos (ver Mateus 5:44) e ‘tende paz com todos os homens’ (Romanos 12:18). A Guerra e o conflito são o resultado da maldade; a paz é o produto da retidão. As bênçãos do evangelho são universais e a fórmula para a paz também: guardar os mandamentos de Deus. . . . Não podemos ter paz entre as nações sem primeiro alcançar uma retidão generalizada entre os povos que as compõem.”

O Elder Ulisses Soares, natural do Brasil, a servir no seu segundo ano como apóstolo, falou sobre como o primeiro inverno, cheio de dificuldades, que a sua família passou em Utah em 2003, o ensinou acerca do valor do serviço tão característico de Cristo. Nesse inverno, o Elder Soares escorregou no gelo e fraturou o pulso, o que exigiu uma cirurgia e vários meses com o braço engessado. A sua esposa teve uma infeção severa nos ouvidos e passou dois meses quase surda. E o seu filho de 16 anos (eles têm três filhos) lesionou-se nas costas a andar de trenó. Esta família, habituada a palmeiras e a praias, estava em apuros depois de uma forte tempestade de neve.

[À medida que servimos os outros] o Natal não será apenas um dia ou uma época, mas será uma condição de coração e mente. — Elder Soares

Felizmente, disse o Elder Soares, um vizinho ajudou-os a limpar a neve e outro deu-lhe boleia para o trabalho visto não poder conduzir com o braço engessado. Ele comparou esses “irmãos angelicais” aos anjos que visitaram os pastores isolados da Judeia para proclamar o nascimento de Jesus Cristo.

“Ao nos aproximarmos do Natal, pergunto-me se nos poderíamos tornar mais como a hoste angelical, visitando os pastores modernos para lhes dar as boas novas de Cristo, paz e consolo”, disse o Elder Soares. “E pergunto-me se podemos tornar-nos mais parecidos com os pastores, respondendo ao chamado para visitar e ministrar aos “Josés” e “Marias” modernos, dos nossos bairros e comunidades, a fim de garantir-lhes que Deus os ama, vela e cuida deles.” Ao fazê-lo, disse o Elder Soares, “o Natal não será apenas um dia ou uma época, mas será uma condição de coração e mente, e a alegria e o amor sentidos no Natal estarão sempre por perto”.

 

Façamos mais do que realmente importa e muito menos do que não importa. Procuremos fazer as obras de Jesus de Nazaré. — Elder Kearon

O Élder Patrick Kearon, da Presidência dos Setenta, que se filiou à Igreja como adulto na véspera de Natal de 1987, incentivou os que estão sobrecarregados com a afázama e a ansiedade da época a abraçarem a simplicidade e o serviço.

“Façamos mais do que realmente importa e muito menos do que não importa”, disse o natural de Inglaterra. “Procuremos fazer as obras de Jesus de Nazaré — dar ânimo aos que sofrem, curar os corações partidos, visitar os prisioneiros, alimentar os famintos, vestir os nus e dar voz aos que não têm voz, aos marginalizados, esquecidos e desprezados.”

E para aqueles que atravessam provações profundas neste Natal, o Elder Kearon prescreveu a quietude e a oração como as chaves para uma alegria duradoura.

“Acreditem que há uma dádiva específica para todos vós nesta época”, disse ele. “Reservem momentos de tranquilidade, a sós, onde possam refletir, orar e sentir a bondade Daquele cujo nascimento possibilita todos os tipos de alegria na vida de qualquer pessoa… Reservem tempo para parar, respirar fundo e maravilharem-se. Olhem para o alto. Foquem-se na grande dádiva Dele — o conhecimento de quem realmente são e o entendimento de que as tribulações daqui são passageiras e a felicidade daqui é apenas o começo da felicidade que está por vir.”

A paz mencionada pelo Presidente Oaks, o serviço descrito pelo Elder Soares, a simplicidade e a quietude a que nos incentiva o Elder Kearon — tudo isto se resume na descrição da irmã Joy D. Jones de Jesus Cristo ser o “presente perfeito”.

[Jesus Cristo é o] presente que nunca deixa de dar. Que todos tenhamos esta verdade no nosso coração, neste Natal e para sempre. — Irmã Jones

No seu discurso de oito minutos, que deu início ao devocional, a líder mundial da organização das crianças da Igreja, ilustrou a perfeição da dádiva de Cristo através do exemplo dos seus pais, de uma doação constante a ela, aos seus irmãos e a outras pessoas, num Natal da sua juventude.

“Na minha vida, os meus pais foram uma prenda que nunca deixou de dar”, disse ela. De uma forma muito mais completa e eternamente significante, ela declarou que Jesus Cristo é o “presente que nunca deixa de dar. Que todos tenhamos esta verdade no nosso coração, neste Natal e para sempre”.

O Coro do Tabernáculo da Praça do Templo, apresentou cinco números musicais de Natal, muito apreciados, no serão de domingo. Eles cantaram maravilhosamente bem “Erguei-vos Cantado”, “Um Menino nos Nasceu”, “Tocam os Sinos do Natal”, “Jesus num Presépio” e “Noite Feliz”.

Assista ao Devocional de Natal aqui.
 

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.