Tópico

Brigham Young

Brigham Young é às vezes chamado de o Moisés Americano ou de o Grande Colonizador. Ele fez parte dos primeiros líderes da Igreja que guiaramr milhares de refugiados religiosos através da inóspita fronteira não civilizada do oeste dos Estados Unidos. Young trouxe-os para a parte mais agreste do país, irrigou-a,plantou nela e estabeleceu colónias que acabaram por ser bem-sucedidas. Quando o primeiro grupo de pioneiros mórmons chegou ao Vale do Lago Salgado em 1847, após viajar 2.100 quilómetros através das Grandes Planícies, Brigham Young olhou o que na época era um deserto seco e improdutivo e declarou: “Este é o lugar certo”.

Nascido a 1 de junho de 1801, Brigham Young foi criado em num pequeno povoado de fronteira em Vermont e teve somente onze dias de educação formal. Era um excelente carpinteiro, marceneiro, pintor e vidraceiro.

Sua conversão à Igreja não foi imediata. Durante dois anos, examinou seriamente o Livro de Mórmon, tendo-se unido à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias quando finalmente se convenceu da sua veracidade. Ele mais tarde dirigiu a Igreja como seu segundo presidente durante 30 anos.

Brigham Young supervisionou a jornada por terra de 60.000 a 70.000 pioneiros para o Vale do Lago Salgado de Illinois e de outros locais, como Iowa e Missouri, fundou de 350 a 400 colônias em Utah, Arizona, Califórnia, Idaho, Nevada e Wyoming, e estabeleceu um sistema de distribuição de terras que posteriormente foi ratificado pelo Congresso.

Somente quatro dias depois que o primeiro grupo de pioneiros mórmons chegou ao improdutivo Vale do Lago Salgado, Brigham Young fincou sua bengala no ponto exato onde o Templo de Salt Lake está agora, e declarou: “Aqui se erguerá o templo de nosso Deus”.

Em 1849, o Presidente Young estabeleceu o Fundo Perpétuo de Emigração para auxiliar os santos dos últimos dias pobres a emigrar. O fundo auxiliou cerca de 30.000 imigrantes das Ilhas Britânicas, Escandinávia, Suíça, Alemanha e da Holanda a chegarem à América — mais de um terço do total de santos dos últimos dias europeus imigraram durante aquele período.

Brigham Young também serviu por dois mandatos como o primeiro governador territorial de Utah e como primeiro superintendente de assuntos Indígenas do Território de Utah. Além disso, ele contratou e ajudou na construção do prédio do telégrafo e de estradas de ferro, estabeleceu muitas indústrias e negócios — inclusive a primeira loja de departamentos americana, a Zions Cooperative Mercantile Institution [Instituição Mercantil e Cooperativa de Sião] — e foi o proponente do direito ao voto dado às mulheres.

Apesar de ter pouco estudo formal, Brigham Young foi um defensor da educação. Ele fundou as instituições que mais tarde se tornariam a Universidade Brigham Young em Provo, Utah, e a Universidade de Utah em Salt Lake City.

Brigham Young ficou também conhecido por sua prática do casamento plural. Ele se casou com pelo menos vinte mulheres, dezesseis das quais lhe deram 57 filhos. A Igreja mais tarde aboliu o casamento plural e não tolera essa prática há mais de 100 anos. Hoje, a prática da poligamia é punida com a excomunhão.

Brigham Young morreu devido a uma enfermidade a 29 de agosto de 1877 em sua casa, em Salt Lake City. Tinha 76 anos de idade.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.