Mormon Newsroom
Tópico

Bem-Estar e Autosuficiência

O objetivo do programa de bem-estar de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é cuidar do necessitado enquanto lhe ensina princípios que permitirão que ele se torne autossuficiente e mantenha seu amor próprio. O programa também dá oportunidades a todos os outros membros da Igreja de servir — ao cumprir o mandamento dado por Jesus Cristo de alimentar o faminto, dar de beber a quem tem sede, hospedar o estrangeiro, vestir o nu e visitar os doentes.

Logo depois da organização de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1830, seus líderes estabeleceram os armazéns do bispos, locais onde os grãos e outras mercadorias doadas pelos membros como ofertas de boa vontade eram armazenados e distribuídos para ajudar os membros em necessidade. Em abril de 1936, a Igreja formalmente organizou o programa de bem-estar para ajudar os membros da Igreja que sofriam com os efeitos devastadores da Grande Depressão. Hoje, o programa de bem-estar se expandiu para todos os cantos do globo e ajuda pessoas de todas as religiões.

  • Os fundos para o programa de bem-estar são fornecidos por meio de doações dos membros da Igreja. Um domingo por mês, os membros da Igreja abstém-se de duas refeições e doam o dinheiro que gastariam em comida para a Igreja.
  • Pessoas necessitadas são identificadas pelo líder (bispo) das congregações locais, com a ajuda da presidente da Sociedade de Socorro — uma mulher da congregação que serve como líder da organização de mulheres. O tamanho das congregações é de poucas centenas de pessoas para que os líderes locais possam conhecer seu povo.
  • Em alguns locais com alta concentração de membros da Igreja, as instalações de bem-estar podem ser maiores. A Praça de Bem-Estar, próxima à sede da Igreja em Salt Lake City, Utah, tem a maior concentração de tais instalações. Os edifícios na praça incluem uma fábrica de conservas, uma de processamento de leite, um armazém do bispo, uma loja de roupas e móveis usados, um centro de empregos e silos onde o trigo e outros grãos são armazenados.
  • O armazém do bispo tem sido frequentemente comparado a um supermercado sem caixa registradora. Alimentos e itens de uso doméstico são fornecidos àqueles que não podem pagar quando trazem uma requisição assinada por seu bispo. Os beneficiários das mercadorias recebem oportunidades de trabalhar pelo que recebem, dentro de sua capacidade. Há 129 armazéns do bispo em todo mundo.
  • Os centros de recursos de emprego fornecem um lugar onde as pessoas possam receber treinamento profissional, aprender a melhorar seu currículo e encontrar oportunidades de emprego. Há 259 centros em todo mundo.
  • As Indústrias Deseret são uma organização sem fins lucrativos que serve como uma instalação de treinamento para emprego e que opera as lojas de usados. As lojas de usados são abertas ao público.
  • Os Serviços Familiares SUD são uma organização privada, sem fins lucrativos que fornece aconselhamento, serviços de adoção, apoio a grupos de recuperação de dependências e recursos para desafios sociais, emocionais e espirituais.

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.