Informações sobre o País

Áustria

Orson Hyde, um membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, visita a Áustria pela primeira vez em 1841. Vinte anos mais tarde, o apóstolo Orson Pratt e o missionário William W. Ritter chegam à Áustria para iniciar o trabalho missionário.

O primeiro nativo da Áustria a ser baptizado como membro da Igreja foi Joseph A. Oheim, em Munique, Alemanha, em 1870. No entanto, o primeiro converso natural da Áustria a ser convertido no seu próprio país foi Paul Haslinger, em 1883. Foi baptizado pelo missionário Paul Hammer, no estado da Alta Áustria.

Ao se começar a desenvolver, uma pequena congregação da Igreja é organizada em 1901, em Haag am Hausruck e uma segunda congregação é criada em Viena, em 1909. Noutras partes do país, os membros Santos dos Últimos Dias austríacos, assistem às reuniões regulares de adoração numa capela em Michelmeierhof in Rottenbach (Alta Áustria). No entanto, restrições impostas pelo governo forçam a Igreja a parar a obra missionária durante um tempo.

O trabalho missionário é restabelecido no final da 1ª Guerra Mundial e o número de Santos dos Últimos Dias na Áustria cresce. Em 1920, o primeiro distrito (uma área geográfica composta por várias congregações) da Áustria é organizado e um ano mais tarde a Sociedade de Socorro, a organização das mulheres da Igreja, é estabelecida em Viena. Outras congregações começam a reunir-se em Linz em 1921 e em Salzburgo no ano 1928. A Igreja constrói a sua primeira capela de raiz na cidade de Haag am Hausruck em 1937.

Durante a 2ª Guerra Mundial, os missionários que estavam a servir na Áustria foram mandados regressar aos seus países de origem, o que fez com que os membros locais se encarregassem de levar o trabalho da Igreja avante.

Em Março de 1946, Ezra Taft Benson, um membro do Quórum dos Doze Apóstolos e Presidente da Missão Europeia, visita a cidade de Viena. Supervisiona os programas de ajuda humanitária para a Áustria e para muitas outras partes da Europa. Estes programas foram os percursores do que depois foi chamado como o programa CARE-Packet.

A Áustria concede o reconhecimento oficial à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 27 de Setembro de 1955.

A Igreja começa a crescer mais rapidamente na década de 1950, com congregações adicionais a serem organizadas em Graz e Klagenfurt e uma nova capela em Salzburgo. Nas décadas seguintes a Igreja cresce substancialmente com congregações maiores a serem organizadas em Innsbruck, Dornbirn, St. Pölten, Wiener Neustadt, Wels eVillach. A primeira estaca (semelhante a uma diocese) é criada em Viena em 1980, por Ezra Taft Benson. A segunda estaca é organizada em Salzburgo em 1997.

De 1980 a 1990, os membros da Igreja em Viena contribuem com serviço humanitário para muitos países do Leste da Europa. Os Santos dos Últimos Dias austríacos espalhados por todo o mundo doam comida e roupas para ajudar as pessoas desses países mais a leste. Durante a guerra na antiga Jugoslávia, os membros locais doam comida, suprimentos médicos e outros tipos de ajuda às pessoas que sofrem durante o cliente.

O mundialmente famoso Coro do Tabernáculo Mórmon realiza uma apresentação no festival Musikvereinssaal de Viena, em 1991. Outro marco importante aconteceu em Outubro de 1992, quando membros da Igreja na Áustria tiveram a oportunidade de assistir pela primeira vez à transmissão via satélite da conferência geral, a partir da sede da Igreja em Salt Lake City, Utah. Desde então, os membros regozijam-se na participação nestas transmissões ao vivo, duas vezes por ano, nas quais ouvem o conselho e instruções dos seus líderes.

Contacto para Jornalistas:

Alfred e Elisabeth Pietsch
Viena, Áustria
Telefone: +43 1 4809722
Fax: +43 1 4809722
Telemóvel: +43 664 1621404
 

 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.