Tópico

Assembleia Solene 

Uma assembleia solene é uma reunião sagrada realizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na maioria das vezes numa conferência geral depois de um novo presidente da Igreja iniciar seu serviço. Nessas reuniões, os santos dos últimos dias de todo o mundo reúnem-se para mostrar apoio ao novo presidente da Igreja e a outros membros do corpo diretivo mundial da Igreja.

  

O livro de Doutrina e Convênios, uma coletânea de revelações fundamentais do cânon mórmon, contém várias referências de Deus pedindo aos membros da Igreja que “convoquem suas assembleias solenes” (Doutrina e Convênios 133: 6). Essas reuniões são realizadas, em parte, para seguir o ensinamento de que “todas as coisas devem ser feitas por comum acordo na igreja, com muita oração e fé” (Doutrina e Convênios 26: 2).

O consentimento comum na Igreja é um acordo entre os membros e líderes de uma congregação, local ou mundial, em relação às designações atribuídas às pessoas dentro dessa congregação. Os indivíduos escolhem aceitar uma designação ou cargo e os outros membros têm a oportunidade de mostrar apoio a essa decisão. Uma forma de consentimento comum congregacional era praticada nos tempos bíblicos, como encontrada no livro de Êxodo, quando Moisés “disse ao povo todas as palavras do Senhor” e “o povo respondeu a uma só voz” (Êxodo 24: 3).

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.