Informações sobre o País

Alemanha

A primeira congregação de Santos dos Últimos Dias é organizada em Darmstadt, no ano de 1843. O Elder John Taylor, do Quórum dos Doze Apóstolos, prega em Hamburgo em 1851 e supervisiona a tradução da literatura da Igreja para a língua alemã. Devido a uma feroz perseguição, muitos dos primeiros membros da Igreja, emigram para o estado de Utah, nos Estados Unidos da América.

Apesar dos problemas associados a duas guerras mundiais, a Igreja continua a crescer gradualmente na Alemanha. Durante a década de 1920, existiam três congregações em Chemnitz, com mais 600 membros. Na altura, essa era a maior concentração de membros em qualquer cidade do mundo, fora dos Estados Unidos.

Com a divisão da Alemanha, após a 2ª Guerra Mundial, os membros da Igreja na Alemanha Oriental ficam separados dos outros membros até se dar a reunificação, em 1990. Pouco depois do final da 2ª guerra mundial, Ezra Taft Benson, um membro do Quórum dos Doze Apóstolos e que mais tarde viria a ser o Secretário de Estado da Agricultura da América no governo do Presidente Dwight K. Einsenhower, organiza uma grande operação de ajuda para alimentar a população faminta da Alemanha. Esta organização de auxílio humanitário passou a ser mais tarde conhecida como CARE. Ezra Taft Benson tornar-se-ia, alguns anos mais tarde, Presidente da Igreja.

A Igreja continuava e estar presente na antiga Alemanha Oriental, depois da guerra. Os membros fiéis continuam a manter contacto com a Igreja, no Ocidente. Estes esforços continuados fizeram com que fosse possível dedicar o tempo de Freiberg (Saxónia) em 1985, o primeiro templo em solo alemão e o primeiro num país então comunista. Dois anos mais tarde outro templo foi dedicado na Alemanha, desta vez em Friedrichsdorf (Hessia), não muito longe de Frankfurt.

Hoje em dia, os Santos dos Últimos Dias totalizam aproximadamente 36 mil, muitos deles de segundas, terceiras e quartas gerações de membros da Igreja. Os membros na Alemanha estão organizados em 183 congregações, que se reúnem em 161 capelas.

Estes locais servem para as actividades da Igreja de todo o tipo. Para além das reuniões sacramentais, classes de primária para as crianças, reuniões para rapazes e moças, também existem actividades desportivas, tais como ténis de mesa, basquetebol e voleibol. Também se realizam nas capelas eventos culturais, como bailes e apresentação de teatro e musicais.

Altos ideais são ensinados, com uma enfâse forte na vida familiar, abstinência de álcool e tabaco e um compromisso com altos padrões morais que caracterizam as crenças dos Santos dos Últimos Dias. Os que se convertem ao evangelho vêm de faixas etárias e de grupos socioeconómicos muito diversos.

Esforços humanitários totalizando milhões de euros foram doados em todo o mundo. O auxílio é prestado independentemente da raça, nacionalidade ou religião. Alimentos, roupas, suprimentos médicos e ajuda económica continuam a aliviar o sofrimento dos que nada têm. As nações europeias e, mais recentemente, os países do Leste da Europa, têm recebido um apoio especial.

Contacto para Jornalistas:

Dr. Ralf Grünke

Escritório de Relações Públicas - Área da Europa
Telefone: +49 69 54802265

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.