Comunicados de Imprensa

Actualização da informação sobre a Igreja no Japão

As notícias que chegam do Japão indicam que o número de vítimas do sismo e do tsunami se aproxima agora das 3.000 e com grandes probabilidades de aumentar. A maioria dos mortos resultam dos efeitos do tsunami e não tanto do terramoto. Dezenas de milhares estão sem casa e milhões não têm fornecimento de electricidade. As autoridades japonesas mobilizaram milhares de soldados, aviões e navios para desencadear uma operação de resposta de emergência em grande escala. A Primeira Presidência da Igreja fez a seguinte declaração concernente a este desastre:

"Expressamos o nosso amor e apoio ao povo do Japão na forma como estão a lidar com esta terrível tragédia. As nossas preces e as de milhões de Santos dos Últimos Dias espalhados por todo o mundo estão com os japoneses, agora que tentam recuperar deste desastre".

Ajuda de Emergência
A comunicação e os transportes estão seriamente dificultados nas áreas mais afectadas, mas os responsáveis locais da Igreja estão neste momento a debater com as organizações governamentais e humanitárias as formas como irão providenciar ajuda. Missionários e Membros da Igreja
A Igreja informou no Sábado de manhã que todos os missionários que servem missões de tempo integral no Japão foram localizados e que os seus líderes estão a tomar as necessárias precauções para garantir que os missionários se mantêm a salvo. Todos os missionários foram retirados para uma distância segura das centrais nucleares que têm problemas. É provável que membros da Igreja tenham sido directamente afectados pelo sismo e por essa razão os líderes locais da Igreja estão a envidar todos os esforços para os poder localizar.
Aproximadamente 95% dos membros da Igreja nas áreas afectadas já foram contactados e os relatos preliminares indicam que não houve vítimas mortais; no entanto a informação que chega das áreas mais críticas ainda não foi totalmente clarificada. Edifícios da Igreja
A Igreja recebeu nos últimos dias muitos pedidos de informação sobre eventuais danos sofridos pelo templo de Tóquio. Podemos confirmar que não existem danos significativos no edíficio. Sabemos que algumas propriedades da Igreja foram afectadas com gravidade pelo desastre, mas a avaliação está a ser feita pelos líderes locais e não está ainda concluída. Notícia actualizada às 21:43 de 15 de Março de 2011. Para os membros da Igreja ou amigos que queiram contribuir de alguma forma para as pessoas que sofrem no Japão, aconselhamos a visita ao site da fundação da Igreja LDS Philanthropies.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.