SALA DE IMPRENSA Blog

A Noite Familiar Transforma todas as Segundas-Feiras num Dia Internacional das Famílias

A Noite Familiar é um tempo para abrandar o ritmo da cultura acelerada e demasiado ocupada e voltar a estar sintonizado com aqueles que significam mais para nós.

O dia 15 de maio assinala o Dia Internacional da Família, conforme proclamado pela primeira vez pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993. A observância anual destaca a importância das famílias para o bem-estar de todas as nações.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também enfatiza a importância das famílias como um dos pilares essenciais da civilização e do desenvolvimento pessoal. Em 1915, há mais de um século atrás, o Presidente Joseph F. Smith aconselhou os membros da Igreja a realizar uma “noite familiar” para que os pais pudessem ensinar melhor o evangelho aos filhos. Em 1965, o Presidente David O. McKay incentivou os pais a reservar uma noite por semana, geralmente à segunda-feira, como um tempo especial para a família.

 

Então, como é que é uma noite familiar atualmente? Pode incluir uma oração, uma música, a leitura de escrituras, histórias, lições e debate de problemas e deveres éticos no lar e na sociedade. Também pode incluir jogos e outras atividades divertidas, refrescos e muitas gargalhadas. Pode ser adaptada a famílias de todos os tipos — desde a famílias monoparentais a uma família com crianças pequenas ou adolescentes.

A noite familiar não é apenas para os membros da Igreja. Pode ser adaptada a pessoas de qualquer sistema de crenças. Num artigo para a revista The Atlantic, David C. Dollahite e Loren Marks citaram Vern Bengtson, sociólogo. Ele descreveu a Noite Familiar como um dos “programas [religiosos] mais bem-sucedidos que fomentam as relações intergeracionais e promovem as famílias”. A Noite Familiar é um tempo para abrandar o ritmo da cultura acelerada e demasiado ocupada e, a constante presença da tecnologia e dos media, e voltar a estar sintonizado com aqueles que significam mais para nós.

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.