Comunicados de Imprensa

A Igreja doa os lucros de “Conheça os Mórmons” à Cruz Vermelha Americana

A LDS Charities de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doou 1,8 milhões de dólares americanos à Cruz Vermelha Americana provenientes das receitas obtidas com “Conheça os Mórmons”, um filme da Igreja que estreou em Outubro passado. Gary E. Stevenson, Bispo Presidente da Igreja, entregou o cheque a Cliff Holtz, presidente dos Serviços Humanitários da Cruz Vermelha Americana, num evento em Salt Lake City (Cidade do Lago Salgado).

“Devido a esta relação de longa data [com a Cruz Vermelha Americana]", disse o Bispo Stevenson, “ficou decidido que, quando se desse a estreia de “Conheça os Mórmons”, doaríamos as receitas líquidas do filme à Cruz Vermelha Americana. (...) A estreia de “Conheça os Mórmons” excedeu a expectativa de todos".

Este documentário de longa-metragem estreou nas salas de espetáculo a 10 de Outubro de 2014, e passou em mais de 400 salas espalhadas por todo o país. “Conheça os Mórmons” foi o filme “top one” em mais de 100 localidades, com as sessões esgotadas por todo o país, inclusive em Nova York, Detroit, Miami, Salt Lake City, Las Vegas, Dalas, Phoenix e várias localidades na Califórnia.

Referindo-se à forma como a Igreja tem respondido, tantas vezes, quando as catástrofes atingem algumas áreas do planeta, Gail J. McGovern, Diretor Executivo e Presidente da Cruz Vermelha Americana, disse num vídeo “Não há ninguém que consiga mobilizar as pessoas para ajudar, tão bem como a Igreja SUD.”

Heidi Ruster, diretora executiva da Cruz Vermelha da região de Utah, realçou o modo como a Igreja tem sido uma parceira ativa, não só em Utah, como no mundo inteiro. Ela disse: “A surpresa que tivemos por parte da Igreja este ano foi o donativo da receita líquida do filme “Conheça os Mórmons”. Sentimo-nos tão reconhecidos e gratos por isso.”

Desde o princípio, a Igreja anunciou que os lucros líquidos provenientes do filme seriam doados à Cruz Vermelha Americana. As bilheteiras receberam um pouco mais de 6 milhões de dólares, tornando este documentário um dos 40 melhores de todos os tempos. Depois das despesas das salas de espectáculos e dos custos de distribuição, as receitas baixaram para menos de 1,8 milhões de dólares. O donativo da Igreja para a Cruz Vermelha foi exatamente de 1,8 milhões.

A Cruz Vermelha e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias trabalham em parceria no auxílio prestado aos necessitados há já quase 100 anos. Durante a Primeira Guerra Mundial, a organização feminina da Igreja, denominada Sociedade de Socorro, juntou-se à Cruz Vermelha e com ela participou na produção e conservação de alimentos, movimentações de fundos, saneamento, trabalho para o bem-estar de crianças e outros serviços. A Sociedade de Socorro também colaborou com a Cruz Vermelha no início de 1900, quando mais de 10.000 membros da Sociedade de Socorro completaram os cursos da Cruz Vermelha de enfermagem ao domicílio, primeiros socorros e nutrição.

“Conheça os Mórmons” está atualmente disponível em canais televisivos e em fornecedores digitais nos Estados Unidos e é exibido em Centros de Visitantes da Igreja e em locais históricos. As versões do filme em DVD e em Blu-ray estarão disponíveis no final deste mês. O filme também estará  disponível mundialmente no NetFlix (empresa Americana que oferece serviços de TV por internet) para o final do ano. “Conheça os Mórmons” é também exibido noutros países.

A Igreja esteve entre as 15 organizações comunitárias e indivíduos reconhecidos por atos de serviço, no almoço de beneficência para heróis de 2015. Sharon Eubank, diretor dos Serviços Humanitários, recebeu, em nome da Igreja, o prémio do Ilustre Parceiro da Comunidade.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.