Comunicados de Imprensa

A Igreja atualiza o manual missionário pela primeira vez em 10 anos.

Os “Padrões Missionários para os Discípulos de Jesus Cristo” estão agora disponíveis no formato impresso e digital - não apenas acessíveis aos missionários, mas também ao público em geral, por meio da aplicação móvel Biblioteca da Igreja.

Pela primeira vez em quase uma década, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está a lançar um novo manual de instruções para ajudar a guiar e direcionar dezenas de milhares de missionários de tempo integral servindo em todo o mundo.

 

Os “Padrões Missionários para os Discípulos de Jesus Cristo” estão agora disponíveis no formato impresso e digital - não apenas acessíveis aos missionários, mas também ao público em geral, por meio da aplicação móvel Biblioteca da Igreja. A nova publicação, que apresenta ilustrações coloridas do Salvador na capa e na parte interior, substitui o Manual Missionário em tamanho de bolso, a preto e branco, que é transportado por centenas de milhares de missionários há décadas.

O próprio título ressalta a mudança do manual baseado em regras para um onde o tom é definido na mensagem introdutória da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos, encontrada na frente do livreto.

“Para ser um missionário eficaz, você deve ser um discípulo fiel de Jesus Cristo”, diz o texto, acrescentando que “o Pai Celestial ama-o, e Ele o ajudará a amar e abençoar os Seus filhos, onde quer que você sirva.”

“Isso ajudará os missionários a se concentrarem realmente nos dois grandes mandamentos - amar a Deus e ao próximo - e assumir a grande comissão que é espalhar o evangelho”, disse o Élder Dieter F. Uchtdorf, membro do Quórum dos Doze Apóstolos e presidente do Conselho Executivo Missionário da Igreja.

“Se os missionários virem o cenário geral - amar a Deus e ao próximo e aceitar a grande comissão de proclamar o evangelho - eles saberão como proceder e serão guiados pelo Espírito ao dirigir-se às pessoas de uma maneira que os corações sejam tocados, " ele disse. "E pontes são construídas de coração para coração - essa é a chave."

Os líderes da igreja amam os missionários e preocupam-se com o seu bem-estar físico, espiritual e emocional e segurança, disse o Élder Uchtdorf, acrescentando que “esses padrões ajudarão a protegê-los e guiá-los enquanto procuram servir a nosso Salvador Jesus Cristo”.

O Élder Brent H. Nielson, Setenta Autoridade Geral que é o diretor executivo do Departamento Missionário da Igreja, reconhece que “Os Padrões Missionários para os Discípulos de Jesus Cristo” deixam de ser um livro de regras e concentram-se em ajudar a fortalecer o caráter e o desenvolvimento de bons hábitos e comportamentos.

"Será uma grande mudança para o trabalho missionário, porque é um foco no discipulado", disse ele.

 “O objetivo é criar um discípulo de Cristo e, portanto, o objetivo deste novo manual é que eles desenvolvam hábitos ao longo da vida como membros consagrados da Igreja - não apenas por suas missões, mas por toda a vida.”

"Sua missão realmente não começou no dia em que você foi designado e não terminou no dia em que foi desobrigado", começa os "Padrões Missionários" na página 5, após a mensagem da Primeira Presidência e Quórum dos Doze. "Uma missão não é como vestir um fato de funcionário ou um uniforme escolar pela manhã, apenas para tirá-lo novamente quando o dia terminar. ... Sua experiência numa missão de tempo integral pode ser um acontecimento transformador, mas também deve ser parte integrante da sua experiência de vida em missão. ”

Os novos manuais estavam em preparação há vários anos, sendo a primeira atualização desse tipo desde 2010.

“Padrões Missionários para os Discípulos de Jesus Cristo” começa com a mensagem mencionada acima da Primeira Presidência e Quórum dos Doze Apóstolos e uma seção sobre “Sua experiência missionária de tempo integral”, que enfatiza a obediência aos mandamentos e padrões de vida.

Seguem-se seções sobre organização missionária (incluindo duplas missionárias) e atividades, conduta missionária e bem-estar físico e duas breves seções sobre autoridade e ordenanças do sacerdócio e conclusão da própria missão.

Na verdade, o novo manual é composto por duas partes. "Padrões Missionários para os Discípulos de Jesus Cristo" que contém informações que se aplicam a todos os missionários jovens de um modo geral e "Padrões Missionários para os Discípulos de Jesus Cristo: Informações Adicionais" um apéndice que contêm informações que se aplicam a áreas ou missões específicas tais como liderança missionária, diretrizes para serviço, respeito pelos outros, frequentar o templo, tecnologia, situações difíceis ou negativas, problemas de saúde física e mental, situações perigosas, segurança da habitação, segurança de transporte e ordenanças e bênçãos do sacerdócio.

Os novos manuais foram distribuídos inicialmente pela liderança da missão em todo o mundo em junho, dando tempo para traduzir as publicações noutros idiomas.

Alguns presidentes de missão responderam com receio de que o novo manual e o suplemento não apresentassem algumas das regras específicas do manual anterior.

"Dizemos: 'É isso que um discípulo precisa descobrir'", disse o Élder Nielson. “Isso será uma grande mudança para nós. Mas acho que todo mundo adora o conceito geral baseado em princípios. ”

Ele compara a mudança no manual como um padrão semelhante às mudanças no ministério e uma ênfase centralizada no lar e apoiada pela Igreja.

“Trata-se de uma iniciativa da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze de fazer isso de uma maneira mais elevada e mais santa. Em vez de viver uma lista de prós e contras, na verdade é um convite para que se tornem discípulos. "

Como outros presidentes de missão em todo o mundo, o Presidente Kyle B. Hettinger, da Missão Hungria / Romênia, passou os últimos quatro meses a se familiarizar com os novos manuais. “Os 'Padrões Missionários' são menos baseados em regras e mais voltados para ajudar os missionários a interiorizar as doutrinas, princípios e expectativas que os ajudarão a navegar espiritualmente nas suas missões e vidas. 

O novo manual “é uma maneira mais elevada, mais santa e mais feliz de ajudar os missionários a se tornarem discípulos devotados de seu Salvador Jesus Cristo”, acrescentou.

Como exemplo, o Presidente Hettinger apontou a permissão para os missionários agora telefonarem para uma conversa via texto ou vídeo com os membros da família, dizendo que alguns missionários se empenharam em usar essa comunicação para melhor abençoar as suas vidas e a suas famílias.

Em seguida, ele citou várias das recomendações baseadas nos princípios do novo manual para permitir que os missionários tomassem as decisões certas: “Não é esperado que você ligue aos seus pais todas as semanas. ... Ao comunicar com a sua família por telefone ou chat por vídeo, seja prudente ao determinar a duração das suas chamadas. (…) Ao tomar essas decisões, tenha consideração pelo seu companheiro e tenha em mente o propósito do seu serviço missionário. ”

"Os 'Padrões Missionários' fornecem agora orientações e conselhos que otimizarão essas interações e abençoarão mais plenamente todos os envolvidos", disse o Presidente Hettinger.

Recursos Adicionais

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.