Notícia

A Igreja Actualiza o Site Oficial “Mormon and Gay’ 

Com recursos ministeriais para os seus membros, o site foi apresentado em inglês, estando previsto para breve uma versão em português.

“Mesmo que eu ainda não compreenda tudo, sei que não preciso saber tudo. Tudo o que me pedem é amar como Deus ama.”

Este comentário, assim como muitos outros, encontra-se na versão atualizada do site “Mormon and Gay”, um site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O site reforça o fato de que, nas palavras de uma escritura mórmon, Deus “ama seus filhos” (1 Néfi 11:17), e visa ajudar todos a compreenderem a atração pelo mesmo sexo na perspectiva do evangelho.

A primeira versão deste site foi lançada em dezembro de 2012 sob o título “Mormons and Gays” (mórmons e gays). O novo título, “Mórmon e Gay,” reflete a realidade de que uma pessoa não precisa escolher entre estas duas identidades – pode-se, de fato, ser gay e viver fiel aos ensinamentos de Cristo.

 

RELATOS PESSOAIS E COMENTÁRIOS DE LÍDERES DA IGREJA

Mormonandgay.lds.org apresenta cinco relatos pessoais em várias perspectivas – incluindo daqueles que sentem atração pelo mesmo sexo, bem como os seus familiares, amigos e líderes eclesiásticos. Cada história é única, sensível e, por fim, esperançosa, refletindo a realidade complexa e incerta da experiência de sentir atração pelo mesmo sexo ou conhecer alguém que tenha essa atração.

O site é “um lugar onde uma pessoa cuja vida seja influenciada pela atração pelo mesmo sexo pode encontrar inspiração para vencer desafios difíceis, ao mesmo tempo em que permanece fiel aos ensinamentos da Igreja”, disse o Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos. O site “não oferece uma explicação abrangente de tudo relacionado com a atração pelo mesmo sexo”, acrescenta ele, “mas reflete os sentimentos dos líderes da Igreja a respeito de como devemos tratar uns aos outros como parte da família humana”.

Além de narrativas pessoais, o novo site inclui comentários encorajadores do Élder L. Whitney Clayton, da Presidência dos Setenta. Falando diretamente aos santos dos últimos dias que sentem atração pelo mesmo sexo ou se identificam como gay, lésbica ou bissexual, o Élder Clayton disse: “Nós queremos que saiba que o amamos. Você é bem-vindo. Nós queremos que faça parte das nossas congregações. Você tem grandes talentos e habilidades para oferecer ao reino de Deus na terra, e reconhecemos as muitas contribuições valiosas que faz.”

                                      

O QUE A IGREJA ACREDITA SOBRE ATRAÇÃO PELO MESMO SEXO:

Os visitantes do site podem encontrar as crenças oficiais mórmons sobre a atração pelo mesmo sexo e os principais conceitos, temas e vocabulário para ajudar os Santos dos Últimos Dias a envolverem-se em conversas edificantes sobre este tópico.

As crenças básicas incluem:

  • Devemos amar a todos.
  • O sentimento de atração pelo mesmo sexo não é um pecado, e podemos escolher como reagir.
  • As pessoas que vivem a lei de Deus podem participar plenamente na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A secção de crenças inclui também informações sobre o plano de Deus, sobre a capacidade infinita de Cristo de mudar os corações, e sobre a nossa identidade eterna e central como filhos de Deus.

PARTICIPAR DE CONVERSAS EDIFICANTES SOBRE A ATRAÇÃO PELO MESMO SEXO

Outras partes do site incluem perguntas frequentes, explicações sobre a orientação sexual, conselhos para os pais, orientação sobre depressão e suicídio, e informações sobre auto-controle e expressão sexual.

Uma das questões esclarece porque se usa o termo “atração pelo mesmo sexo” em vez de “gay”. O site diz que “atração pelo mesmo sexo é um termo técnico que descreve a experiência, sem impor um rótulo. Os líderes da Igreja normalmente utilizam este termo para incluir as pessoas que não estão confortáveis com um rótulo. Não negamos a existência dos que se definem como gays, lésbicas e bissexuais.

Traduções de secções do site para o português, espanhol e outros 35 idiomas estão em andamento.

Esta notícia foi publicada no site mormonnewsroom.org

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.