Comunicados de Imprensa

2015 - Ano em Revista

O ano de 2015 foi intenso para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com muitos acontecimentos marcantes e significativos a nível global. Portugal não foi exceção a esta regra, como o lançamento do projecto do primeiro templo da Igreja a ser construído no nosso país. Apresentamos um resumo dos eventos mais marcantes do ano que agora findou.

Publicação da Edição SUD (Santos dos Últimos Dias) da Bíblia Sagrada em Português

Culminando um projecto de cinco anos, involvendo uma vasta equipa de especialistas, a Igreja anunciou a edição da Bíblia em Português, baseada na versão original de João Ferreira de Almeida.

A nova Bíblia estará disponível em papel a partir de Março de 2016 e inclui referências às outras escrituras aceites pela Igreja. Até agora esta versão da Bíblia apenas existia em inglês e em espanhol. A nova versão em Português pode ser consultada online aqui.

 

A Defesa de Leis que Protejam e Promovam a Liberdade Religiosa

No inicio do ano, a Igreja realizou uma conferência de imprensa na qual quatro líderes séniores desafiaram os legisladores e poderes políticos a defenderem e a promoverem a liberdade religiosa.

Foi pedida uma abordagem do tipo “equidade para todos” que mantenha o equilíbrio entre a proteção das liberdades religiosas e a sensata e justa garantia aos direitos das pessoas LGBT - especificamente nas questões de moradia, emprego e transporte público. O tema manteve-se em discussão na praça pública ao longo de todo o ano.

A Reunião Familiar celebra 100 anos de idade 

Um dos programas mais característicos da Igreja - a reunião ou noite familiar - cumpriu, no ano de 2015, cem anos de idade. O objectivo, quando foi lançado, foi o de edificar e fortalecer as relações familiares. Esse objectivo torna-se mais vital a cada dia que passa. 

Milhões de membros da Igreja, em todo o mundo, fazem os possíves para ajustar os seus horários durante a semana para reservar uma noite para cumprir este conselho de 100 anos de existência. Esta reunião semanal da família, realizada agora nas noites de segunda-feira, é praticada em todo o população da Igreja em todo o mundo e remonta à orientação inicial dos líderes da Igreja.

Ajuda aos refugiados que chegam à Europa vindos de zonas em conflito

Ao longo de 2015, no topo das notícias esteve a chegada de um grande número de refugiados à Europa. Todos se lembrarão dos casos mais mediáticos e, infelizmente, trágicos. A Igreja, na sua tradição de ajudar os mais desfavorecidos, esteve na primeira linha do auxílio e apoio às famílias que perderam todos os seus bens e que vieram em busca de paz.

O Elder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja, sinalizou o envolvimento da Igreja com outras organizações e parceiros. “A escala desta maré humana tem de se ver para crer”, expressou. “Vi o nosso povo a trabalhar lado a lado com novos amigos de todas as religiões e nacionalidades para aliviar o sofrimento daqueles que foram expulsos das suas casas e países."

A Fundação LDS Charities celebrou 30 anos de ajuda humanitária em todo o mundo

Marcando os 30 anos desde que foi feito o pedido inicial para a doação voluntária de fundos, o alcance humanitário da Igreja - concentrado na Fundação LDS Charities - estende-se agora muito além dos limites da sua própria irmandade e atinge centenas de milhares de pessoas, particularmente no terceiro mundo ou em países subdesenvolvidos. Em 2014, por exemplo, a assistência atingiu 131 países e cerca de 1,2 milhões de indivíduos.

“Essa caridade é mais do que ajuda ", explica Sharon Eubank, diretor gerente da LDS Charities. Quando implementada sob os princípios corretos, enfatiza a dignidade, o valor humano, a cooperação, a unidade, sacrifício e garantia de que ninguém é demasiado pobre ou muito deficiente ou muito marginalizado para que deixe de contribuir com algo de valor."

Três novos Apóstolos desginados para o Quórum dos Doze Apóstolos

Três novos membros do Quórum dos Doze Apóstolos - o segundo orgão de governo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - foram anunciados durante a 185ª conferência geral mundial semestral da Igreja em Salt Lake City, Utah, em Outubro de 2015.

Os três novos apóstolos são Ronald B. RasbandGary E. StevensonDale G. Renlund. Estes irmãos preenchem as vagas deixadas no Quórum dos Doze Apóstolos por L. Tom Perry, Boyd K. Packer e Richard G. Scott, que faleceram desde a última conferência geral.

Nova composição do Bispado Presidente anunciada em Outubro de 2015

O Bispo Gérald Caussé, de Bordéus, França, foi nomeado como o novo bispo presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Dean M. Davies servirá como primeiro conselheiro e W. Christopher Waddell como segundo conselheiro no Bispado Presidente.

A Primeira Presidência fez o anúncio sexta-feira, 9 de Outubro de 2015, poucos dias após a reorganização do Quórum dos Doze Apóstolos.

Campanhas multimédia da Páscoa e Natal, com Jesus Cristo como protagonista

A Igreja continuou a dar um cunho mais espirital às duas quadras mais festivas do ano - a Páscoa e o Natal - com campanhas que colocaram Jesus Cristo como o protagonista e a razão de ser das mesmas.

A campanha de Páscoa, com o titulo "Porque Ele Vive", foi lançada no final de Março de 2015. A iniciativa de Natal, a mais sucedida de sempre, com 45 milhões de visualizações dos vídeos associados, intitulava-se "Nasceu o Salvador".

Reabertura da Missão do Porto, em Portugal, a par de outras 10 novas missões no mundo

Juntamente com a divulgação das designações de 120 novos presidentes de missão, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou, em Fevereiro de 2015, a criação de 11 novas missões ao redor do mundo. As missões são áreas geográficas administrativas para onde os missionários da Igreja são atribuídos.

Uma dessas novas missões era na prática a reabertura da missão da Igreja com sede na cidade do Porte, no norte de Portugal, que havia sido anteriormente consolidada com a missão de Lisboa. Ver o percurso da Igreja em Portugal aqui.

Novos templos anunciados, em início de construção - como o de Lisboa, ou dedicados

O ano de 2015 foi prolífero no que respeita aos templos. O evento mais marcante do ano em Portugal foi a realização da cerimónia de abertura do solo do primeiro templo da Igreja em Portugal, que começará a ser construído em Lisboa. O interior do templo exibirá obras de arte inspiradas na paisagem portuguesa. O templo terá cerca de 2,205 metros quadrados e o seu terreno será de cerca de 2 hectares. 

O local de construção do templo situa-se na Avenida Dom João II, 1990-364 Lisboa, na zona do Parque das Nações. O Templo de Lisboa havia sido anunciado pelo Presidente Thomas S. Monson na conferência geral de outubro de 2010.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.