Quórum dos Doze Apóstolos

Quórum dos Doze Apóstolos

Tópico

Um dos doze homens era um cobrador de impostos e vários outros eram pescadores que exerciam seu trabalho nas águas do mar da Galileia. Quando eles foram chamados a servir, devotaram a vida para serem testemunhas ao mundo Daquele que os chamou.

Eles eram os doze discípulos líderes ou “apóstolos” escolhidos por Jesus Cristo a quase dois mil anos atrás.

 

Os homens que possuem o mesmo título hoje são provenientes de vários campos profissionais, que incluem a advocacia, os negócios, os media, o meio académico e o judiciário. Quando foram chamados a servir, abandonaram as suas carreira para servir por tempo integral como testemunhas de Cristo.

Eles são os membros do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O Quórum dos Doze Apóstolos dos tempos atuais foi organizado em 1835 e é um exemplo da restauração literal na Terra da igreja estabelecida por Jesus Cristo.

O Quórum dos Doze Apóstolos é o segundo orgão de governo mais alto da administração da Igreja. Os seus membros servem sob a orientação da Primeira Presidência, uma unidade administrativa formada por três homens - o presidente e dois conselheiros.

Além da sua responsabilidade principal de serem testemunhas especiais de Cristo em todo mundo, os apóstolos têm grandes responsabilidades administrativas ao supervisionaren o progresso e desenvolvimento ordenado da Igreja em todo o mundo.

Assim como os apóstolos nos tempos antigos foram enviados a todos os lugares, os apóstolos de hoje viajam por todo o mundo para fortalecer e incentivar os membros da Igreja, organizar novas congregações e conduzir os assuntos da Igreja. Às vezes isso significa reuniões com líderes nacionais para negociar a permissão para que a Igreja seja estabelecida num novo país.

Um novo membro do Quórum dos Doze Apóstolos é designado pelo Presidente da Igreja, que recebe inspiração para fazer o convite. Esse novo membro dos Doze pode ser chamado de um dos Quóruns dos Setenta (que são compostos por Autoridades Gerais que são líderes séniores da Igreja) ou diretamente do grupo de membros da Igreja a nível mundial. A senioridade no Quórum dos Doze é determinada pela data em que um apóstolo é chamado e não pela idade do mesmo à data do chamado.

Os atuais membros do Quórum dos Doze Apóstolos são:

Presidente Russell M. Nelson

O Élder Russell M. Nelson foi apoiado membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 7 de abril de 1984. Foi designado como Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos pelo Presidente Thomas S. Monson, a 15 de Julho de 2015.

Cirurgião e pesquisador médico de renome internacional, o Dr. Nelson recebeu seu bacharelado e diploma de Medicina pela Universidade de Utah (1945, 1947). Os títulos honorários acadêmicos incluem o Phi Beta Kappa e o Alpha Omega Alpha. Fez a residência em cirurgia no Massachusetts General Hospital em Boston e na Universidade de Minnesota, onde recebeu o grau de Ph.D em 1954. Recebeu também os títulos honorários de Doutor em Ciências pela Universidade Brigham Young em 1970, Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Utah em 1989 e Doutor em Letras pela Snow College em 1994.

Profissionalmente, ocupou a posição de professor de pesquisa cirúrgica e foi diretor do Departamento de Residência de Cirurgia Torácica da Universidade de Utah e diretor da Divisão de Cirurgia Torácica do LDS Hospital de Salt Lake City.

Autor de várias publicações e capítulos em livros de medicina, o Élder Nelson deu palestras e fez visitas como profissional de um extremo a outro dos Estados Unidos e a muitos outros países antes de seu chamado como Autoridade Geral. Foi condecorado com um vasto número de prémios e honrarias, inclusive o Prémio de Ex-Alunos de Destaque da Universidade de Utah; o prémio Heart of Gold da Associação Americana de Cardiologia; uma Menção por Serviços Internacionais da Associação Americana de Cardiologia; e o Prémio Golden Plate, conferido pela American Academy of Achievement [Academia Americana de Realizações]. Recebeu o título de professor honoris causa de três universidades da República Popular da China.

O Dr. Nelson serviu como presidente da Sociedade de Cirurgia Vascular, diretor da Junta Americana de Cirurgia Torácica, encarregado do Conselho de Cirurgia Cardiovascular da Associação Americana de Cardiologia e presidente da Associação Médica do Estado de Utah.

Seu nome figura no Quem É Quem Mundial, no Quem É Quem na América e no Quem É Quem em Religião.

O Elder Nelson já ocupou inúmeros cargos de responsabilidade na Igreja. Serviu como presidente da estaca Bonneville de 1964 a junho de 1971, quando foi chamado presidente geral da Escola Dominical. Antes de seu chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos, servia como representante regional designado para a Região de Kearns, Utah. Anteriormente serviu como Representante Regional na Universidade Brigham Young.

Nascido em 9 de setembro de 1924, o Élder Nelson é filho de Marion C. e Edna Anderson Nelson. Ele e a primeira esposa, Dantzel White, têm dez filhos. A irmã Nelson faleceu em fevereiro de 2005. Em abril de 2006, ele casou-se com Wendy L. Watson.

Elder Dallin H. Oaks

O Élder Dallin H. Oaks serve como membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde maio de 1984.

Ele nasceu em Provo, Utah (em 1932). Ele e sua esposa, June Dixon Oaks, têm seis filhos. Ela faleceu em 21 de julho de 1998. Em 25 de agosto de 2000, ele casou-se com Kristen M. McMain no Templo de Salt Lake.

O Élder Oaks formou-se pela Universidade Brigham Young (1954) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Chicago (1957). Exerceu a advocacia e foi professor de direito em Chicago. Foi presidente da Universidade Brigham Young, de 1971 a 1980, e juiz na Corte Suprema de Utah, de 1980 até sua renúncia em 1984, para aceitar o chamado ao apostolado.

Já foi diretor ou membro da direção de muitas empresas e organizações educacionais e beneficentes. É autor e coautor de muitos livros e artigos sobre assuntos religiosos ou jurídicos.

Elder M. Russell Ballard

O Elder M. Russell Ballard é membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Serve como apóstolo desde 6 de outubro de 1985 e viaja por todo o mundo para instruir os membros da Igreja e dirigir os assuntos do dia-a-dia da Igreja.

Nasceu em Salt Lake City, Utah em 8 de outubro de 1928, filho de Melvin R. e Geraldine Smith Ballard. Estudou na Universidade de Utah.

Quando jovem, serviu missão na Inglaterra pela Igreja onde foi conselheiro na presidência da missão. Também foi bispo por duas vezes.

Em 1974, foi chamado como presidente da Missão Canadá Toronto onde servia quando foi chamado para o Primeiro Quórum dos Setenta em abril de 1976. Como membro dos Setenta, supervisionou e treinou líderes nas áreas geográficas a ele designadas. Mais tarde serviu como membro da Presidência dos Setenta, de fevereiro de 1980 a outubro de 1985, supervisionando os Quóruns dos Setenta da Igreja. A maior parte de seu ministério é dedicada ao trabalho missionário.

Antes de ser chamado líder de tempo integral na Igreja, o Élder Ballard trabalhava em negócios com carros, imóveis e investimentos. Ele serviu em vários comités e juntas da Igreja e cívicas.

Casou-se com Barbara Bowen no Templo de Salt Lake no dia 28 de agosto de 1951. Eles têm dois filhos e cinco filhas.

Elder Robert D. Hales

O Elder Robert D. Hales foi apoiado membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 2 de abril de 1994.

O Elder Hales foi chamado autoridade geral em 4 de abril de 1975. Ele serviu como Assistente do Quórum dos Doze Apóstolos e como membro do Primeiro Quórum dos Setenta. Foi Bispo Presidente da Igreja de abril de 1985 até ser chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos.

Foi representante regional por cinco anos antes de seu chamado como Autoridade Geral. Anteriormente serviu como presidente de ramo, bispo, sumo conselheiro e conselheiro de presidente de estaca. Foi presidente da Missão Inglaterra Londres no final da década de 1970 e serviu como primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical.

Antes de seu chamado para o serviço de tempo integral na Igreja, o Élder Hales tinha uma carreira comercial de destaque, servindo em cargos executivos em três grandes empresas nacionais.

O Elder Hales nasceu na cidade de Nova York. Formou-se pela Universidade de Utah e possui o título de mestre em Administração de Empresas pela Harvard. Serviu na Força Aérea dos EUA como piloto de caça.

Casou-se com Mary Crandall e eles têm dois filhos.

Elder Jeffrey R. Holland

O Elder Jeffrey R. Holland foi ordenado membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 23 de junho de 1994. Por ocasião de seu chamado, servia como membro do Primeiro Quórum dos Setenta, para o qual fora chamado em 1º de abril de 1989.

De 1980 até seu chamado como Autoridade Geral em 1989, Jeffrey R. Holland foi o nono reitor da Universidade Brigham Young em Provo, Utah. Ele foi comissário de educação da Igreja e pró-reitor da Faculdade de Educação Religiosa na BYU.

Líder estudantil e atleta académico no Colégio Dixie e na Faculdade Dixie em St. George, Utah, onde nasceu, recebeu o bacharelado e os títulos de mestre em Inglês e em Educação Religiosa, respectivamente, pela Universidade Brigham Young. Obteve os títulos de mestre e doutor em Estudos Americanos pela Universidade de Yale.

O Elder Holland exerceu a profissão de educador antes de seu chamado para servir em tempo integral na Igreja. Serviu como presidente da Associação Americana de Diretores e Reitores de Faculdades e Universidades Independentes (AAPICU), na direção da Associação Nacional de Faculdades e Universidades Independentes (NAICU), e como membro da Comissão de Diretores e Reitores da Associação Nacional Atlética Universitária (NCAA). Por seu trabalho na melhoria do entendimento entre cristãos e judeus, recebeu o prêmio “Torch of Liberty” da Liga Antidifamação do B’Nai B’rith. Serviu no conselho diretor de uma série de corporações cívicas e ligadas ao comércio, e recebeu o prêmio “Distinguished Eagle Scout” dos Escoteiros da América. É autor de oito livros, um dos quais em coautoria com a esposa Patricia.

O Elder Holland nasceu em 3 de dezembro de 1940 e é filho de Frank D. e Alice Bentley Holland. Em 1963, casou-se com Patricia Terry. Eles têm três filhos.

Elder David A. Bednar

David A. Bednar foi ordenado e designado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 7 de outubro de 2004. Antes do chamado para o Quórum dos Doze, o Élder Bednar serviu como Setenta de Área, Autoridade de Área, Representante Regional, presidente de estaca por duas vezes e bispo.

O Elder Bednar nasceu em 15 de junho de 1952, em Oakland, Califórnia. Ele serviu como missionário de tempo integral no Sul da Alemanha e depois frequentou a Universidade Brigham Young, onde se formou e fez mestrado. Ele também recebeu o título de doutor em Comportamento Organizacional na Universidade Purdue.

Após completar seus estudos, o Élder Bednar foi professor de Administração de Empresas na Universidade de Tecnologia do Texas e na Universidade do Arkansas. Depois, serviu como reitor da Universidade Brigham Young–Idaho (antiga Ricks College) de 1997 a 2004.

O Elder Bednar casou-se com a irmã Susan Kae Robinson no Templo de Salt Lake em 20 de março de 1975. O casal tem três filhos.

Elder Quentin L. Cook

O Elder Quentin L. Cook foi apoiado membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 6 de outubro de 2007. Chamado como Autoridade Geral em abril de 1996, serviu no Segundo e no Primeiro Quórum e na Presidência dos Setenta.

Como Setenta, ele serviu na Presidência da Área Filipinas, como presidente das áreas Pacífico e América do Norte Noroeste, e como Diretor Executivo do Departamento Missionário.

Na ocasião de seu chamado como Autoridade Geral da Igreja, ele era o vice-presidente da Sutter Health System [Sistemas de Saúde Sutter]. Anteriormente, foi presidente e principal executivo do California Healthcare System [Sistema de Atendimento Médico da Califórnia]. Antes disso, trabalhou com advocacia, tornou-se sócio-gerente de uma empresa jurídica na área da Baía de São Francisco. Foi membro da diretoria de várias corporações com e sem fins lucrativos.

O Elder Cook serviu como bispo, presidente de estaca, conselheiro na Estaca São Francisco Califórnia, Representante Regional e Autoridade de Área na Área América do Norte Oeste. Quando rapaz serviu como missionário na Missão Britânica.

Nasceu em Logan, Utah, formou-se em Ciências Políticas pela Universidade do Estado de Utah e recebeu o doutorado em Direito pela Universidade Stanford.

Casou-se com Mary Gaddie em 30 de novembro de 1962. Eles têm três filhos.

Elder D. Todd Christofferson

O Elder D. Todd Christofferson foi chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 5 de abril de 2008. Na ocasião em que foi chamado, servia na Presidência dos Setenta.

Durante o tempo em que serviu na Presidência dos Setenta, o Elder Christofferson era responsável pela supervisão das áreas América do Norte Oeste, Noroeste e Sudoeste da Igreja. Serviu também como Diretor Executivo do Departamento de História da Família e de História da Igreja. Além disso, foi presidente da Área México Sul da Igreja e morou na Cidade do México.

Antes de seu chamado para servir como Autoridade Geral da Igreja em tempo integral, o Elder Christofferson era conselheiro associado geral do NationsBank Corporation (agora Bank of America) em Charlotte, Carolina do Norte. Anteriormente, ele foi vice-presidente sénior e conselheiro geral do Commerce Union Bank de Tennessee, em Nashville, onde era também ativo em assuntos comunitários e em organizações inter-religiosas. De 1975 a 1980, o Élder Christofferson exerceu a advocacia em Washington, D.C., depois de servir como secretário jurídico do Juiz Distrital dos EUA John J. Sirica (1972-1974).

Nasceu em Pleasant Grove, Utah; formou-se no Ensino Médio em Nova Jersey; conquistou o título de bacharel pela Universidade Brigham Young, onde foi agraciado com a bolsa de estudos Edwin S. Hinckley; e formou-se em Direito pela Universidade de Duke.

Entre outros chamados, serviu na Igreja como representante regional, presidente de estaca e bispo. Quando era rapaz, serviu como missionário na Argentina.

O Élder Christofferson e sua esposa, Katherine Jacob Christofferson, têm cinco filhos.

Elder Neil L. Andersen

O Elder Neil Linden Andersen recebeu o chamado de Apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 4 de abril de 2009.

Ele era membro sénior da Presidência dos Setenta antes de seu chamado para o Quórum dos Doze. Foi chamado para o Primeiro Quórum dos Setenta em abril de 1993, aos 41 anos de idade. Antes, ele havia liderado a obra da Igreja na Área Brasil Sul e, novamente como membro de uma presidência de área, supervisionou a obra da Igreja na Europa Ocidental. Também auxiliou na supervisão do trabalho da Igreja no México e na América Central. Além disso, ele supervisionou a produção audiovisual da Igreja, incluindo as filmagens de Os Testamentos de Um Rebanho e Um Pastor e administrou a construção das instalações de transmissão no Centro de Conferências como Diretor Executivo do Departamento de Sistemas Audiovisuais da Igreja. Além do inglês, ele fala francês, português e espanhol.

Antes de ser chamado como Autoridade Geral, o Elder Andersen foi presidente da Missão França Bordeaux e presidiu a Estaca Tampa Flórida.

O Elder Andersen nasceu em Logan, Utah, em 9 de agosto de 1951 e foi criado em Pocatello, Idaho, em uma fazenda de gado leiteiro, onde se lembra que realizava “o trabalho rotineiro de uma fazenda de Idaho, da manhã até a noite”. No Ensino Médio, destacou-se em administração pública e foi também governador júnior do estado de Idaho.

Formou-se na Universidade Brigham Young, onde recebeu a Bolsa de Estudos Hinckley, e obteve um mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Harvard. Após concluir os estudos, estabeleceu-se em Tampa, Flórida, onde seus interesses comerciais incluíam publicidade, desenvolvimento imobiliário e a área de planos de saúde.

O Élder Andersen e a esposa, Kathy Williams Andersen, têm quatro filhos.

Elder Ronald A. Rasband

O Élder Ronald A. Rasband foi chamado como Presidente Sênior da Presidência dos Setenta em 4 de abril de 2009. Serve como membro da Presidência dos Setenta desde 2005. O Élder Rasband foi nomeado membro do Primeiro Quórum dos Setenta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1º de abril de 2000. Ele serviu como conselheiro na Presidência da Área Europa Central, presidente da Área Utah Salt Lake City e diretor executivo do Departamento de Templos, tendo supervisionado as Áreas América do Norte Oeste, Noroeste e três áreas de Utah como um membro da Presidência dos Setenta.

O Élder Rasband estudou na Universidade de Utah. Em 1995, a Utah Valley State College conferiu-lhe um Doutorado Honorário em Administração e Comércio . Em 1976, ingressou na Huntsman Container Company como representante de vendas e, em 1987, foi indicado Presidente e Diretor Chefe de Operações da Huntsman Chemical Corporation.

Quando deixou a Huntsman Chemical Corporation, em 1996, para servir como presidente de missão em Nova York, também estava servindo como membro da Junta Diretora. 

O Élder Rasband já ocupou numerosos chamados na Igreja, incluindo missionário de tempo integral na Missão dos Estados do Leste (1970-1972), guia missionário da Praça do Templo, bispo e membro do Comitê do Sesquicentenário da Igreja. Ele presidiu a Missão Nova York Nova York Norte de 1996 a 1999.

O Élder Rasband nasceu em Salt Lake City, Utah, em 6 de fevereiro de1951. Casou-se com Melanie Twitchell em 1973. Eles têm cinco filhos e vinte e um netos.

Elder Gary E. Stevenson

O Elder Gary E. Stevenson,de 56 anos, foi chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos a 3 de outubro de 2015. Por ocasião do seu chamado para os Doze, ele servia como bispo presidente da Igreja desde abril de 2012. 

Ele foi chamado para o Primeiro Quórum dos Setenta em 2008 e serviu como presidente da Área da Ásia Norte. Anteriormente serviu na Igreja como missionário de tempo integral na Missão Fukuoka Japão, sumo conselheiro, bispo, conselheiro do presidente da estaca, presidente da Missão Japão Nagoya e professor da Escola Dominical.

Possui um bacharelato em administração de empresas pela Universidade do Estado de Utah. Ele foi co-fundador da Icon Health & Fitness, Inc., onde serviu como presidente e diretor operacional até 2008. Ele esteve envolvido em atividades cívicas e serviu em direções e conselhos de consultoria. 

O Elder Stevenson cresceu em Cache Valley, Utah, nos Estados Unidos da América. É casado com Lesa Jean Higley e são pais de quatro filhos.

Elder Dale G. Renlund

O Elder Dale G. Renlund foi chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos a 3 de outubro de 2015. Por ocasião do seu chamado, ele servia como membro do Primeiro Quórum dos Setenta, para o qual havia sido designado a 4 de abril de 2009. Anteriormente, serviu como presidente da Área da África Sudeste.

Depois de obter um bacharelato em artes e uma licenciatura em medicina pela Universidade de Utah, o Elder Renlund recebeu formação adicional em medicina e investigação no Hospital Johns Hopkins. Ele foi professor de Medicina na Universidade de Utah e o Diretor de Medicina do programa de Transplante Cardíaco do Utah Transplantation Affiliated Hospitals (UTAH).

O Elder Renlund já desempenhou diversos cargos na Igreja, inclusive os de missionário de tempo integral na Suécia, presidente de estaca, bispo, e Setenta de Área.

O Elder Renlund nasceu em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos de América, em novembro de 1952. Ele casou-se com Ruth Lybbert em 1977. Juntos têm uma filha.

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.