Assunto Público

Os Mórmons São Cristãos?

Jesus é o Cristo vivo, o filho imortal de Deus. O Seu caminho é aquele que conduz à felicidade nesta vida e à vida eterna no mundo vindouro

“Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias deixam bem claro que são cristãos. Adoram a Deus, o Pai Eterno, em nome de Jesus Cristo. Quando perguntavam sobre a crença dos santos dos últimos dias, Joseph Smith colocava Jesus Cristo como ponto central: “O princípio fundamental da nossa religião é o testemunho dos apóstolos e profetas a respeito de Jesus Cristo, ‘que ele morreu, foi sepultado, ressuscitou no terceiro dia e subiu aos céus;’ todas as outras coisas são apenas apêndices destas, que pertencem à nossa religião.”(1)

O Quórum dos Doze Apóstolos moderno reafirmou esse testemunho quando proclamou: “Jesus é o Cristo vivo, o filho imortal de Deus. (…) Seu caminho é aquele que conduz à felicidade nesta vida e à vida eterna no mundo vindouro.”(2)

           

Nas últimas décadas, no entanto, alguns alegam que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não é uma igreja cristã. As afirmações mais comuns são as seguintes:

  • Os santos não aceitam os credos, confissões e fórmulas do cristianismo pós-Novo Testamento.
  • A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não descende por meio da linha histórica do cristianismo tradicional. Isto é, os santos dos últimos dias não são católicos romanos, ortodoxos ou protestantes.
  • Os santos dos últimos dias não acreditam que as escrituras consistem da Bíblia Sagrada sozinha, mas têm um maior cânone de escrituras que inclui o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor.

Cada um desses fatores será debatido abaixo.

Os santos dos últimos dias não aceitam os credos do cristianismo pós-Novo Testamento

Estudiosos, muito tempo reconheceram que a visão de Deus, realizada pelos primeiros cristãos mudou drasticamente ao longo dos séculos. Os pontos de vista dos primeiros cristãos sobre Deus eram mais pessoais, mais antropomórficos e menos abstratos do que aqueles que surgiram mais tarde entre os credos escritos ao longo de centenas anos seguintes. A mudança ideológica principal que começou no segundo século, após a perda da autoridade apostólica, resultou de uma fusão conceitual da doutrina cristã com filosofia grega.(3)

Os santos dos últimos dias acreditam que a fusão da teologia cristã com filosofia grega foi um erro grave. A principal entre as doutrinas que se perderam nesse processo foi a natureza da Trindade. A verdadeira natureza de Deus, o Pai, Seu Filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo foi restaurada por intermédio do Profeta Joseph Smith. Como consequência, os santos dos últimos dias creem que Deus, o Pai é um ser que possui um corpo, uma crença condizente com os atributos atribuídos a Deus por muitos dos primeiros cristãos.(4)

Essa crença dos santos difere dos novos credos pós-Novo Testamento.

Sejam quais forem as diferenças doutrinárias que existem entre os santos dos últimos dias e os membros de outras religiões cristãs, o papel que os santos dos últimos dias atribuem aos membros da Trindade em grande parte corresponde às opiniões de outras pessoas no mundo cristão. Os santos dos últimos dias acreditam que Deus é onipotente, onisciente e muito amoroso, e oram a Ele em nome de Jesus Cristo. Eles reconhecem o Pai como o objeto final de sua adoração, o Filho, como o Senhor e Redentor e o Espírito Santo como o mensageiro e revelador do Pai e do Filho. Em suma, os santos dos últimos dias não aceitam os credos pós-Novo Testamento, mas confiam profundamente em cada membro da Trindade em sua devoção religiosa e adoração diárias, como fizeram os primeiros cristãos.

Os Santos dos Últimos Dias Acreditam num Cristianismo Restaurado

Outra premissa usada por aqueles que argumentam que os santos dos últimos dias não são cristãos é que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não descende de uma linha tradicional das igrejas cristãs de hoje: os santos dos últimos dias não são católicos, gregos ortodoxos ou protestantes.

Os santos dos últimos dias acreditam que, pelo ministério de anjos a Joseph Smith, a autoridade do sacerdócio para agir em nome de Deus foi devolvida ou trazida de volta à Terra. Esta é a “restaurada”, não “reformada”, Igreja de Jesus Cristo. A crença dos santos em um cristianismo restaurado ajuda a explicar por que tantos santos dos últimos dias, de 1830 até o presente, converteram-se de outras denominações cristãs. Esses conversos não se veem como tendo deixado o rebanho cristão; são simplesmente gratos por conhecer e fazer parte da Igreja de Jesus Cristo restaurada, que acreditam oferecer a plenitude do evangelho do Senhor, uma igreja cristã mais completa e rica — espiritual, organizacional e doutrinariamente.

Os membros das igrejas crentes muitas vezes presumem erroneamente que todos os cristãos sempre concordaram e devem concordar com uma coleção de crenças historicamente estática e monolítica.

Como muitos estudiosos reconheceram, no entanto, os cristãos têm discordado vigorosamente sobre praticamente todas as questões da teologia e práticas através dos séculos, levando à criação de uma multidão de denominações cristãs.(5)

Embora a doutrina da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias seja diferente das muitas igrejas cristãs crentes, é consistente com o cristianismo primitivo. Alguém que sinceramente, adora e segue sinceramente a Cristo deveria ser livre para reivindicar sua compreensão da doutrina de acordo com os ditames de sua própria consciência sem ser rotulado como não cristão.

Os Santos dos Últimos Dias Acreditam em um Cânone Aberto

Uma terceira justificativa usada para rotular os santos dos últimos dias como não cristãos, tem a ver com sua crença em um cânone de escrituras aberto. Para aqueles que utilizam esse argumento, ser um cristão significa consentir com o princípio da escritura única, ou autossuficiência da Bíblia. Mas a alegação de que a Bíblia é a única e última palavra de Deus — mais especificamente, a palavra final de Deus — é reivindicar mais pela Bíblia do que ela o faz para si mesma. Em nenhum lugar a Bíblia proclama que todas as revelações de Deus seriam reunidas em um único volume para ser fechada para sempre e que nenhuma outra revelação das escrituras poderia ser recebida.(6)

Além disso, nem todas as igrejas cristãs estão certas de que o cristianismo deve ser definido pelo compromisso de um cânone fechado.(7) 

Na verdade, o argumento para exclusão de um cânone fechado aparece para ser usado seletivamente para excluir os santos dos últimos dias de serem chamados de cristãos. Nenhum ramo do cristianismo limita-se inteiramente ao texto bíblico na tomada de decisões doutrinárias e na aplicação de princípios bíblicos. Os católicos romanos, por exemplo, voltam-se à tradição da igreja e do magistério (significando professores, inclusive papas e conselhos) para obter respostas. Os protestantes, especialmente os evangélicos, voltam-se para os linguistas e estudiosos das escrituras para obter respostas, bem como os credos e conselhos da Igreja de pós-Novo Testamento. Para muitos cristãos, esses conselhos e credos são tão canônicos como a própria Bíblia. Para estabelecer a doutrina e a compreender o texto bíblico, os santos dos últimos dias voltam-se aos profetas vivos e livros de escrituras adicionais — o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor.

Juntamente com o Velho e Novo Testamentos, o Livro de Mórmon apoia um inequívoco testemunho de Jesus Cristo. Uma passagem diz que o Livro de Mórmon “estabelecerá a verdade” da Bíblia “e darão a conhecer a todas as tribos, línguas e povos, que o cordeiro de Deus é o filho do pai eterno e o Salvador do mundo; e que todos os homens devem vir a Cristo, ou não poderão ser salvos.”(8)

Em seus mais de seis mil versículos, o Livro de Mórmon refere-se a Jesus Cristo quase quatro mil vezes e por mais de 100 nomes diferentes: “Jeová”, “Emanuel”, “Santo Messias”, “Cordeiro de Deus”, “Redentor de Israel”, e assim por diante.(9)

O Livro de Mórmon é realmente “Outro Testamento de Jesus Cristo”, como a página de rosto proclama.

Conclusão

Conversos de todo o mundo continuam a filiar-se A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em parte por causa de sua distinção doutrinária e espiritual. Essa distinção flui do conhecimento restaurado a esta Terra, juntamente com o poder do Espírito Santo presente na igreja por causa da restauração da autoridade do sacerdócio, chaves, ordenanças e a plenitude do Evangelho de Jesus Cristo. Os frutos do evangelho restaurado são evidentes na vida de seus membros fiéis.

Embora os membros da Igreja de A Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não tenham nenhum desejo de comprometer a distinção da Igreja restaurada de Jesus Cristo, desejam trabalhar em conjunto com outros cristãos — e as pessoas de todas as religiões — para reconhecer e resolver muitos dos problemas morais e familiares enfrentados pela sociedade. O debate cristão é mais rico pelo que os santos dos últimos dias trazem para a mesa. Não há nenhuma boa razão para religiões cristãs desprezem umas às outras, quando nunca houve a necessidade mais urgente de união em proclamar a divindade e os ensinamentos de Jesus Cristo.

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(1)    Essa resposta tentou responder aos pedidos de perguntas frequentes, “Quais são os princípios fundamentais de sua religião?” Publicado em Elders’ Journal 1, julho de 1838: p. 44, disponível em www.josephsmithpapers.org; republicado com alterações de pontuação em Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 49.

(2)    “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, A Liahona, abril de 2000, p. 2).

(3)    Ver, por exemplo, Roger E. Olson, The Story of Christian Theology: Twenty Centuries of Tradition and Reform [A História da Teologia Cristã: Vinte Séculos de Tradição e Reforma] (Downers Grove, IL: IVP Academic, 1999); D. Jeffrey Bingham, ed., The Routledge Companion to Early Christian Thought [O Companheiro Routledge do Pensamento Cristão Primitivo] (Londres: Routledge, 2010); Daniel W. Graham e James L. Siebach, “The Introduction of Philosophy into Early Christianity” [A Introdução da Filosofia no Cristianismo Primitivo], em Noel B. Reynolds, Ed., Early Christians in Disarray: Contemporary LDS Perspectives on the Christian Apostasy [Os Primeiros Cristãos em Desordem: Perspectivas SUD contemporâneas Sobre a Apostasia Cristã] (Provo, UT: Foundation for Ancient Research and Mormon Studies, Brigham Young University Press, 2005, pp. 205–237.

(4)    Para evidências sobre essa crença entre os primeiros cristãos, consulte David L. Paulsen, “Early Christian Belief in Corporeal Deity: Origen and Augustine as Reluctant Witnesses” [Crença dos Primeiros Cristãos na Trindade Corpórea: Orígenes e Agostinho como Testemunhas Relutantes], Harvard Theological Review 83, nº 2, 1990: pp. 105–116. Para a crescente complexidade das fórmulas crentes ao longo do tempo, ver J. Stevenson, Ed., Creeds, Councils and Controversies: Documents Illustrating the History of the Church, AD 337–461 [Credos, Conselhos e Controvérsias: Documentos que Ilustram a História da Igreja, de 337 a 461 D.C.], Ed. Rev. (Londres: SPCK, 1989).

(5)    A literatura acadêmica sobre os debates sobre a teologia cristã e sua prática é imensa. Para o cristianismo primitivo, ver, por exemplo, Bart D. Ehrman, Lost Christianities: The Battles for Scripture and the Faiths We Never Knew [Cristantades Perdidas: As batalhas pelas Escrituras e as Religiões que Nunca Conhecemos] (Nova York: Oxford University Press, 2005). Para debates teológicos cristãos no início dos Estados Unidos, ver E. Brooks Hollifield, Theology in America: Christian Thought from the Age of the Puritans to the Civil War [Teologia na América: Pensamentos Cristãos na Era dos Puritanos para a Guerra Civil] (New Haven: Yale University Press, 2003).

(6)    Muitos cristãos entendem que Apocalipse 22:18–19 significa que nada pode ser adicionado à Bíblia. O aviso nessa escritura contra acrescentar “a estas coisas”, no entanto, refere-se ao livro de Apocalipse e não à Bíblia como um todo. Ver Howard W, Hunter, “ninguém deve acrescentar ou tirar”, Ensign, de maio de 1981, p. 64.

(7)    Ver, por exemplo, Lee M. McDonald, The Formation of the Christian Biblical Canon [A Formação do Cânone Bíblico Cristão], Ed. Rev. (Peabody, MA: Henriksen, 1995), pp. 254–256.

(8)    O Livro de Mórmon, 1 Néfi 13:40.

(9)    Ver Boyd K. Packer, “O Livro de Mórmon: Outro testamento de Jesus Cristo — Coisas Claras e Preciosas”, A Liahona, maio de 2005, p. 6; Susan Ward Easton, “Nomes de Cristo no Livro de Mórmon”, Ensign, de julho de 1978, p. 60.

A Igreja reconhece a contribuição de estudiosos para o conteúdo histórico apresentado neste artigo; seu trabalho é usado com permissão.

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