Notícias em Destaque

Impactos Individuais de Uma Conferência Geral Transmitida para Milhões

A conferência geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias será transmitida ao vivo para milhões de telespectadores de todas as partes do mundo, nos dias 5 e 6 de abril. Apesar do seu extenso alcance, a conferência geral prepara amigos e fiéis para enfrentar os desafios diários das suas vidas a nível individual.

Uma fonte de conforto

O relato que se segue aconteceu com uma inglesa membro da Igreja, Clarissa Hoyle, que deu à luz o seu quinto filho em 2012. Algo de diferente se passava com a menina recém-nascida da irmã Hoyle. A sua gravidez tranquila pouco ou nada indicara que a sua filha Lilly exigiria quatro semanas de internamento hospitalar, numa unidade de cuidados intensivos, ou que acabaria por lhe ser diagnosticada uma doença cromossómica rara.

“O diagnóstico da Lilly é muito raro", comentou Hoyle. " Não há muito conhecimento sobre o assunto. Nós não sabíamos o que ia acontecer com as nossas vidas ou com a esperança de vida da pequenina e estávamos muito angustiados com isso. "Em abril de 2012, dois meses após o nascimento da sua filha, Hoyle assistiu à transmissão da conferência geral com o marido e os filhos.

"Assistimos à conferência geral com o propósito de receber orientação e direção para as nossas vidas - para receber instrução e revelação para o momento, para sermos fortalecidos", disse Hoyle. Desta vez, no entanto, um discurso feito por Ronald A. Rasband, um líder da Igreja, atingiu-a de uma forma única e pessoal.

"O Elder Rasband deu uma palestra sobre como tinha sido diagnosticado, também ao seu neto, um distúrbio cromossómico”, disse ela. "Foi especificamente para mim e para tudo o que tínhamos passado. Recordo-me do momento em que ele disse para confiarmos no Senhor e isso atingiu-me fortemente. Pensei: “É isso mesmo, só preciso confiar no Senhor e tudo se resolverá". Estas palavras trouxeram-me tanto conforto”.

Uma mensagem de fé

A dúvida pesava sobre Jansen [o nome foi alterado], membro da Igreja na Holanda. Apesar de ser um membro ativo e um líder da sua estaca (semelhante a uma paróquia), experiências difíceis levaram-no a questionar as suas crenças e a confiança em Deus. Ele começou a frequentar as reuniões dominicais com menor frequência e, por fim, deixou completamente de o fazer.

"Pensava que encontraria a solução por mim mesmo", disse Jansen. "Estive a ponto de não ir nunca mais à igreja." Enfrentando uma profunda incerteza no seu caminho espiritual, Jansen voltou-se para a conferência geral e ouviu as palavras de Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro da Primeira Presidência da Igreja.

“Estava a assistir à conferência, em casa com a minha família, quando o Presidente Uchtdorf fez uma a poderosa declaração ‘Duvidem das vossas dúvidas antes de duvidarem da vossa fé,’ disse Jansen. “Isto realmente penetrou no meu coração. Percebi que havia deitado fora tudo o que tinha – todos os meus tesouros espirituais – por pensar que sabia mais do que Deus sabe. Naquele momento, decidi mudar. "

Um alicerce para as prioridades

A abordagem de Charles Defranchi, membro da Igreja, à gestão do tempo e dos recursos foi influenciada por um discurso da conferência geral, intitulado “Bom, muito bom, excelente” (NR: em inglês), proferido por Dallin H. Oaks, membro do segundo corpo mais elevado de dirigentes  da Igreja.

Especialista em comércio e nascido nos Camarões, trabalha para o Departamento de Comércio na Embaixada dos EUA, em Paris. Especializou-se no setor das tecnologias da informação. Há aproximadamente dois anos, Defranchi foi escolhido para ser o diretor de Tecnologias Globais de Comunicação e Informação, posição em que gere e motiva uma equipa internacional de 130 elementos.

"Tenho usado esse discurso da conferência geral para incentivar os meus colegas de equipa a desenvolverem um novo paradigma na forma como prestam serviço a empresas de alta tecnologia americanas, que a eles recorrem para pedir consultadoria", disse Defranchi. "Não menciono o Élder Oaks ou a Igreja, mas usei algumas das ideias do discurso para lhes mostrar que não estão errados em concentrar os seus esforços em empresas que podem usar melhor o dinheiro dos contribuintes, dentro do contexto de escassez de recursos do governo.”

Defranchi observou que esta abordagem levou os seus colegas a trabalhar em projetos interessantes que estão a produzir melhores resultados em prol da economia. De acordo com Defranchi, os benefícios de saber estabelecer prioridades corretamente também se refletem na esfera pessoal da vida.

"Na vida há muitas coisas que são boas, mas não podemos dar-nos ao luxo de empreender tudo o que é bom", disse Defranchi. "O Élder Oaks defende que devemos concentrar-nos sempre no que é excelente e não apenas no que é bom ou muito bom e que só assim faremos o melhor das nossas vidas, dos nossos relacionamentos, do tempo e do serviço na igreja”.

Conferência Geral de 2014

A 184ª sessão da conferência geral anual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias terá lugar nos dias 5 e 6 de abril, às 10:00 e às 14:00 horas, horário de Salt Lake.

As conferências gerais são realizadas nos meses de abril e de outubro e compreendem cinco blocos de duas horas cada, divididos por dois dias. Durante as conferências, os líderes da Igreja abordam uma variedade de temas espirituais, endereçados aos Santos dos Últimos Dias, bem como aos representantes governamentais, a entidades religiosas e comunitárias e a outros convidados.

A transmissão ao vivo estará disponível em www.lds.org.

 

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.