Mulher e Líder Mórmon fala na conferência do Parlamento Europeu

Mulher e Líder Mórmon fala na conferência do Parlamento Europeu

A presidente geral da organização das mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias falou no Parlamento Europeu em Bruxelas,

Notícias em Destaque

A presidente geral da organização das mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias falou no Parlamento Europeu em Bruxelas, na quinta-feira, dia 9 de novembro de 2017.  A Irmã Jean B. Bingham dirigiu-se a um público de académicos e dignitários na conferência “Mulheres de Fé: Uma perspetiva sobre a liberdade de religião ou crença”. O evento foi organizado por Anna Záborská, membro do Parlamento Europeu, em parceria com o Escritório da Igreja da União Europeia.

 

“Em vez de serem os governos a ditar o que as mulheres devem fazer, como devem fazê-lo e quando o devem fazer, devemos garantir que os seus direitos humanos - inclusive o seu direito de escolher as suas crenças religiosas - são respeitados”, disse a Irmã Bingham, presidente da Sociedade de Socorro da Igreja. Ela foi acompanhada pela Irmã Sharon Eubank, primeira conselheira da Irmã Bingham na presidência geral da Sociedade de Socorro e diretora da LDS Charities, o braço humanitário da Igreja.

Em muitos países ao redor do mundo, há pessoas a ser perseguidas pelas suas convicções e crenças religiosas. Nessas regiões, as mulheres de todas as idades são alvo de violência ou de formas de punição indiscriminadas. No seu discurso, a Irmã Bingham debateu acerca do valor da condição feminina na sociedade, da contribuição das mulheres para o bem comum e convidou os presentes a procurar formas de edificar as mulheres ao seu redor.

Ela disse: “Fortalecer as mulheres deve ser uma prioridade para todos, pois são uma força poderosa na criação de uma sociedade onde a paz, a liberdade religiosa e os direitos humanos podem realmente prosperar”. 

O outro orador principal foi o Dr. Ján Figel, Enviado Especial para a promoção da liberdade religiosa ou de crença fora da União Europeia. Os discursos de abertura foram seguidos por um painel de especialistas internacionais: Dr. Nazila Ghanea, Universidade de Oxford e membro do Painel de Peritos em Liberdade Religiosa ou de Crença da Organização pela Segurança e Cooperação da Europa; Gillian Kitley, presidente do Escritório das Nações Unidas para a Prevenção do Genocídio e Responsabilidade de Proteger; Sandra Jolley, vice-presidente, Comissão dos Estados Unidos pela Liberdade Religiosa Internacional; e Amador Sanchez Rico, chefe adjunto da Divisão de Direitos Humanos do Serviço Europeu de Ação Externa.                                                             
Este evento abriu uma série de três sessões em mesa redonda a serem realizadas em dezembro, janeiro e fevereiro.  Estes eventos menores, organizados pelo Escritório da Igreja da União Europeia, aprofundarão as principais questões emergentes da conferência de hoje. 

Sobre o evento Anna Záborská afirmou “É uma honra para mim patrocinar uma conferência com este tema. É também uma espécie de manifestação da minha própria religião.”

Após o Evento sobre as Mulheres de Fé, a Irmã Bingham e a Irmã Eubank participaram de um almoço com os outros participantes e convidados. No final da semana, a Irmã Bingham falará numa reunião de mulheres Santos dos Últimos Dias das estacas de Bruxelas e de Antuérpia.
Sobre a participação da Igreja neste evento, a Irmã Eubank disse, “Por que todos somos todos filhos do mesmo Deus, estamos unidos uns aos outros, somos irmãos e irmãs e por isso o progresso dos outros, mesmo pertencendo a outra fé, é completamente vital para o meu próprio progresso por causa desta ligação existente entre todos.”

A Sociedade de Socorro é uma organização para a mulheres com mais de 18 anos e tem como objetivo apoiar as necessidades temporais e espirituais de todas as mulheres na Igreja, bem como as de outras pessoas necessitadas. A Sociedade de Socorro da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma das maiores organizações de mulheres do mundo.

Leia aqui o discurso completo da Irmã Bingham. (pdf, em inglês) 

Observação de Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.